Boletim Informativo #30 de 2017

12/09/17 10:05

Renato Roseno, com microfone, fala ao público.

Grito dos Excluídos mobiliza milhares e reafirma luta por justiça social

O poder nos quer melancólicos, deprimidos, desesperançados. Para que nós não enxerguemos beleza e alegria em nós mesmos, não enxerguemos potência em nossos corpos e em nossas lutas. Mas os milhares de indígenas, pessoas LGBT, negras, negros, enfim, as milhares de mulheres e homens que estiveram na manhã de ontem na 23a. Edição do Grito dos Excluídos reafirmaram mais uma vez o compromisso com a justiça social, com o meio ambiente, com a resistência contra os golpistas, com a solidariedade às alteridades.

A caminhada aconteceu entre os bairros Cristo Redentor e Barra do Ceará e se fez ouvir em seu tema da "Vida em primeiro lugar". O evento foi organizado pelas pastorais sociais da Arquidiocese de Fortaleza e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O avanço dos apelos autoritários e do conservadorismo não nos intimida. Pelo contrário, seguiremos dizendo que, sim, "por direitos e democracia, nossa luta é todo dia". Seguem as lutas!

Imprensa repercute estatísticas de mortes de adolescentes

Gráfico com estatísticas

Jornal O POVO repercute hoje as terriveis estatísticas sobre assassinatos de jovens em Fortaleza. "Cada dia do primeiro semestre deste ano teve pelo menos um adolescente ou jovem assassinado em Fortaleza. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as mortes de pessoas com idade entre 10 e 19 anos aumentaram 69,5%, segundo dados colhidos pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, da Assembleia Legislativa. O grupo agora busca, junto a gestores municipais cearenses, firmar políticas para a redução dos homicídios nesta faixa etária"

Leia a matéria

No Bom Jardim, um debate sobre cultura, arte, cidade e resistência

Pessoas em roda conversando sobre cultura, arte, resistência e sobre a cidade de Fortaleza

A terceira edição do ciclo de debates "Arte, Cultura e Política", promovido pelo mandato "É Tempo de Resistência", foi realizado na noite da última terça-feira (5) no Centro Cultural Bom Jardim. O tema, dessa vez, foi "Cultura, Arte, Cidade e Resistência" e o debate teve como convidados Wilbert Santos, do Bonja Roots; e Henrique Gonzaga e Kelly Anne Saldanha, do grupo Nóis de Teatro. Também participaram do encontro membros do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim; de representantes do Comitê Cearense pela Desmilitarização da Polícia e da Política e do Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência; entidades ligadas à cultura em Fortaleza; além do secretário de cultura do Estado, Fabiano dos Santos.

Saiba mais

Grito dos Excluídos em Crateús

Pessoas em passeata pela rua, segundo um cartaz

O mandato participou, no dia 7 de setembro, do Grito dos Excluídos de Crateús, no Sertão dos Inhamuns. Este ano, o evento teve como tema "Por direitos e democracia, nossa luta é todo dia". Entre outras bandeiras, os manifestantes pediram novas políticas de moradia e protestaram contra a retirada de direitos pelo governo golpista de Temer.

Palestras na Ibiapaba

Pessoas em Ibiapaba, entre elas Renato Roseno, sorriem para a foto

Estivemos no último sábado na Serra da Ibiapaba participando de dois debates sobre conjuntura e sobre o extermínio da juventude. À tarde, estivemos em Viçosa, numa grande roda de conversa sobre os homicídios de adolescentes e jovens. À noite, fomos a Tianguá para debater a conjuntura no IV Ciclo de Debates da Ibiapaba - Cultura e Política, que teve como tema "O exercício da democracia".

Chico Alencar manifesta apoio à luta em defesa das Dunas do Cocó

Foto de Chico Alencar

Nosso companheiro Chico Alencar também manifestou seu apoio à campanha contra a destruição das #DunasDoCocó. Nas últimas semanas, o jornalista Demitri Túlio tem mobilizado artistas, ambientalistas, lideranças sociais e políticas em torno da defesa de um dos mais importantes patrimônios naturais de Fortaleza. Nomes como Silvero Pereira, Ana Miranda e João Alfredo já gravaram seus vídeos, que denunciam a revogação da lei que protegia as Dunas do Cocó com o objetivo de atender os interesses do mercado imobiliário.

Veja o vídeo