Safatle: Brasil tornou-se laboratório para a opressão neoliberal
O Brasil é hoje o principal laboratório mundial do neoliberalismo. A avaliação é do filósofo e professor da Universidade de São Paulo (USP), Vladimir Safatle, que esteve em Fortaleza no último sábado (6), a convite do mandato É Tempo de Resistência, do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), e proferiu a conferência "Neoliberalismo e protofascismo: o caso brasileiro". Ao lado da escritora e transativista Helena Vieira, Safatle falou para uma plateia de cerca de 500 pessoas que lotaram o teatro B. de Paiva, do Porto Dragão, na Praia de Iracema.
Saiba mais[+] Confira a íntegra do debate[+]
Conselho Nacional de Direitos Humanos envia missão ao Ceará
Na primeira missão e reunião descentralizada desde a posse do novo governo federal, o pleno do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) está no Ceará para acompanhar a situação do sistema prisional e verificar as denúncias sobre violações de direitos humanos. Na última terça (9), participamos de uma reunião com representantes do CNDH, do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e com o presidente da Assembleia, deputado Sarto. Na ocasião foi entregue por Bruno Teixeira, assessor do Mecanismo, relatório da última inspeção no sistema prisional cearense.
O Nordeste diz não à privatização do BNB
Na última sexta-feira, Renato participou da audiência pública para a implantação da Frente Parlamentar Nacional em Defesa do Banco do Nordeste do Brasil. “O BNB é uma agência fundamental para fomentar políticas de desenvolvimento e reduzir as desigualdades regionais do nosso país. O governo Bolsonaro dá sinais nítidos de desmonte de bancos públicos e é necessário que fortalecemos a luta em defesa deles”, destacou.
Confira a fala de Renato em defesa do BNB [+]
//// ACONTECEU
Projeto levanta a bandeira de defesa da Mata Atlântica
Na última terça-feira (2), houve o lançamento cearense do projeto "Fortalecendo os Conselhos Municipais de Meio Ambiente por meio dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica". Foi um momento de encontro para construir e reforçar uma importante iniciativa em defesa da Mata Atlântica localizada em dez áreas dispersas no Ceará. A Mata Atlântica, ou floresta estacional semidecidual, é o bioma brasileiro mais devastado, reduzido a 7% de sua área original. No Ceará, esse bioma está presente no território de 67 municípios.
Acesse a íntegra do projeto [+]
Airton de Farias lança livro sobre presos políticos cearenses
Na última segunda-feira (1), o professor e escritor Aírton de Farias lançou na AL seu novo livro "Pavilhão Sete: presos políticos da ditadura civil-militar. A obra é resultado da tese de seu doutorado em História na Universidade Federal Fluminense (UFF) e apresenta os detalhes do cotidiano dos presos políticos cearenses nos anos de 1970. “Esse é um momento de atualizarmos a escuta sobre a história do Brasil. Porque há um revisionismo não apenas da ditadura civil-empresarial-militar, mas também um revisionismo perverso legitimando a violência política, que é muito característica, por exemplo, no Ceará, desde o século XVIII”, destacou Renato Roseno que fez a apresentação do livro.
Confira a íntegra da apresentação[+]
//// EXTRA
PSOL promove Feira da Reforma Agrária
A I Feira do PSOL da Reforma Agrária rolou no último sábado (6). Além de produtos da reforma agrária, o evento contou com a venda de livros do Sebo Plebeu, artes, brechó e gastronomia. Também foi lançado o livro de Ana Chã, intitulado "Agronegócio e indústria cultural - estratégias das empresas para a construção da hegemonia" (Editora Expressão Popular). A programação fez parte do Abril Vermelho e da Jornada de Lutas pela Reforma Agrária, em que o PSOL se soma ao Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), ao Plebeu Gabinete de Leitura e ao mandato É Tempo de Resistência para promover importante espaço de valorização da luta pela reforma agrária.
Museu do Eclipse em Sobral: reunião da SBPC na cidade resultou em manifesto contra corte de recursos para a ciência e para a tecnologia brasileira
A ciência brasileira por um fio: corte de verbas ameaça pesquisa e tecnologia
A ciência e a pesquisa estão por um fio no Brasil. No fim de março, o governo Bolsonaro editou o decreto 9.741 que prevê, entre outros cortes, um contingenciamento de 42,27% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). “O orçamento do CNPq, do jeito que estava, só iria até setembro. Com os cortes da última sexta-feira, que o presidente fez, não haverá mais bolsas a partir do mês de julho”, denunciou o deputado estadual Renato Roseno em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa na última quinta-feira (4).
Saiba mais [+]
Em pauta, a liberação de bebidas nos estádios
Ao longo da última semana, o deputado Renato Roseno manteve diversas conversas com vários setores da sociedade civil para saber o que pensam sobre o projeto de lei 85/19, que pretende liberar a venda de bebida alcoólica nos estádios do Ceará. A proposta estava prevista para ser votada pela Assembleia na quinta-feira (4), mas acabou sendo adiada e vai ser objeto de uma consulta pública feita no site da Casa. Na terça-feira (2), Renato recebeu em seu gabinete integrantes de torcidas organizadas. A avaliação é que esse é um debate para além do esporte e envolve muitos pontos sensíveis.