30 dias sem Marielle: seguimos na luta por justiça
Um mês da brutal execução de nossa companheira Marielle Franco e de Anderson. Um mês sem respostas por parte das autoridades responsáveis pela investigação. Para lembrar a data, vários atos foram promovidos no Brasil, num movimento chamado “Amanhecer por Marielle e Anderson”. No Ceará, diversos coletivos de mulheres organizou um dia inteiro de atividades, com debates, oficinas e um ato-cortejo que percorreu a Praia de Iracema.
“O assassinato de Marielle foi, sobretudo, um crime político. Mataram porque ela era uma mulher negra, da comunidade da Maré, que lutava por direitos humanos e por justiça social. Mataram para tentar calar sua voz, arrancaram um pedaço do nosso coração para tentar nos intimidar”, afirmou Renato Roseno, em vídeo publicado nas mídias sociais. “Hoje, o Brasil amanheceu para cobrar justiça”.
Confira o vídeo com o depoimento de Renato sobre os 30 dias sem Marielle>>
Um giro pelo Inhamuns para discutir as reformas de Temer
Semana de bons encontros na região dos Inhamuns. Ao lado do sociólogo e professor Rodrigo Santaella, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e do assessor regional Paulo Giovani, Renato Roseno percorreu nos últimos dias os municípios de Tamboril, Ipaporanga, Independência e Crateús, realizando uma série de debates sobre os impactos das reformas do governo golpista de Michel Temer na vida da população.
Confira a íntegra da matéria>>
//// ANIVERSÁRIO
Fortaleza 292 anos
Na última sexta-feira, 13 de abril, Fortaleza completou 292 anos. Confira nossa mensagem aos fortalezenses e às fortalezenses por conta da passagem do aniversário da nossa cidade: sofrida, violenta e desigual, mas ainda cheia de esperança por tempos melhores e mais justos.
Veja o vídeo>>
//// ACONTECEU
Palestra na Uni7
Na noite da última segunda-feira, apresentamos o trabalho do Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência na Universidade 7 de Setembro (Uni7), dentro da cadeira "Tópicos Contemporâneos do Direito". Participaram do encontro alunos e alunas dos cursos de Direito e Comunicação Social. Os trágicos índices de assassinatos de adolescentes no estado do Ceará revelam um problema de grande complexidade, que só será superado se houver ampla mobilização da sociedade civil, entidades religiosas, empresas privadas, organizações de defesa da criança e do adolescente e poder público. Nesse sentido, nosso trabalho no Comitê consiste em realizar um diagnostico técnico, propor recomendações aos gestores públicos e, sobretudo, dialogar com diversos setores da sociedade para sensibilizá-los sobre a urgência desse tema.
Mandatos do PSOL manifestam apoio à paralisação do CCBJ
Os mandatos do deputado estadual Nestor Bezerra e do deputado licenciado Renato Roseno, ambos do PSOL, divulgaram nota conjunta na última quinta-feira manifestando apoio à paralisação dos funcionários e funcionárias do Centro Cultural Bom Jardim, que estão há três meses sem salários, além de enfrentar outras dificuldades de ordem trabalhista. “O atraso dos pagamentos, propiciado pela demora na renovação dos contratos de gestão do Governo do Estado, é dado como certo, ano após ano. A situação se agrava na medida em que essa é uma situação enfrentada por todos os equipamentos culturais vinculados ao Governo do Estado do Ceará. Tal fato parece-nos absolutamente injustificável a um bom processo de gestão”, diz a nota.
Confira a íntegra da nota>>
Roda de conversa sobre segurança pública
Quinta-feira é dia de roda de conversa no PSOL. Ao lado dos professores Luiz Fábio Paiva, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC); e Louise Santana, no setorial de mulheres do PSOL; vamos discutir "segurança pública". O encontro vai ser na sede do PSOL (na avenida Imperador, 1397, no Centro), a partir de 18h30min.