Comitê cearense recebe prêmio internacional do UNICEF
O estudo "Trajetórias Interrompidas", realizado pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) com apoio do Instituto OCA, foi considerado uma das três melhores pesquisas inscritas no concurso "Best of UNICEF Research 2018". A publicação concorreu com outras 108 pesquisas internacionais e foi considerada pelo UNICEF como um trabalho "altamente criativo e original". O resultado do concurso foi comunicado na tarde de terça-feira (6) ao presidente da Assembléia Legislativa, Dep. Zezinho Albuquerque.
[+] [Saiba mais] (https://bit.ly/2AVebjF) [+] [Confira pronunciamento de Renato] (https://www.facebook.com/RenatoRoseno50/videos/610035772788698/)
Semana mobiliza esforços de prevenção de homicídios de adolescentes
De 12 a 17 de novembro, as cidades de Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte receberão uma série de atividades alertando para o direito à vida e para a prevenção de homicídio na adolescência, dentro da programação da I Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará. A Semana foi aprovada pela Lei N.º 16.482, de 19.12.17 (D.O. 26.12.17), de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL); e faz referência à chacina do Curió, que vitimou 11 jovens, nove dos quais adolescentes, na madrugada de 12 de novembro de 2015. O tema da semana será “Cada Vida Importa”, mote do relatório do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA).
[Saiba mais] (http://cadavidaimporta.com.br/news/instituicoes-e-sociedade-discutem-prevencao-de-homicidios-na-i-semana-cada-vida-importa/)
Centro de Convivência Antonio Justa pode virar centro de referência dermatológico
Ações de resgate da história do Centro de Convivência Antônio Justa, a ampliação do atendimento, a regularização fundiária do terreno d instituição e a situação da população do entorno foram discutidas pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa na última terça-feira (06/11). O debate aconteceu por iniciativa do vice-presidente do colegiado, deputado Renato Roseno (Psol). Ele destacou que os portadores de hanseníase foram vítimas de discriminação durante muitos séculos, passando por isolamento e separação das famílias, até meados do século XX. O parlamentar elogiou a luta das pessoas que passaram por essas situações e reforçou que "direito humanos são o exercício para a dignidade".
[+]saiba mais [+] Confira trecho da audiência
//// ACONTECEU
Prevenção de exploração sexual de crianças e adolescentes é pauta de audiência na CMF
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde de quarta-feira, 7, audiência pública para discutir as Políticas Públicas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. O debate, em alusão ao Dia Nacional do Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes, foi de iniciativa da vereadora Larissa Gaspar (PPL). Uns dos principais pontos levantados pelos oradores no debate foi a falta de um plano de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e a falta de orçamento. A discussão também apontou a carência de uma política integrada para a notificação dos casos de violência sexual contra as crianças e adolescentes.
[+]Saiba mais
Renato apresenta relatório do CCPHA no Mucuripe
Ao longo de seu mandato, Renato Roseno visitou centenas de escolas em Fortaleza e em todas as regiões do Ceará. Em geral, o tema dessas visitas é o trabalho desenvolvido na relatoria do Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. A ideia é sensibilizar jovens, professores e gestores da importância do paradigma da prevenção da violência. Na noite da última quarta-feira (7), Renato esteve na Escola de Ensino Médio Helenita Mota, no Mucuripe. Foi mais uma oportunidade de conversar sobre como as mortes dos nossos jovens são previsíveis, por conta de uma série de fatores presentes em suas trajetórias de vida - abandono escolar, falta de apoio do estado às famílias, degradação dos espaços urbanos, etc.
Saiba Mais[+]
//// EXTRA
Renato questiona proposta de reforma da previdência estadual
Durante audiência pública que discutiu a proposta de reforma da previdência para os servidores do Ceará enviada pelo governo à AL, Renato Roseno manifestou sua preocupação com a financeirização crescente da economia, o que compromete o poder de arrecadação do Estado. Essa redução da capacidade de arrecadação é uma das origens da crise e, se não for devidamente compreendida, avaliou Renato, “estaremos condenados a enxugar gelo e adiar mais uma vez o problema para as futuras gerações”.
[+] Confira posição de Renato