Semana Cada Vida Importa: nos territórios marcados pela violência, jovens reinventam a pulsão de vida
O cine teatro São Luiz ficou lotado na tarde da última segunda-feira (12), na abertura da I Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens – Semana Cada Vida Importa. Realizada três anos após a chacina do Curió, a programação contou com a exibição dos curtas metragem “Nossos mortos têm voz”, produção carioca que aborda os homicídios de jovens na Baixada Fluminense; e “Não pare de sonhar”, produzido por jovens do Bom Jardim e que trata dos desafios da juventude diante das múltiplas violências vivenciadas no dia a dia.
Para o relator do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) e autor da lei nº 16.482/17, que instituiu a semana dentro do calendário oficial do estado, deputado estadual Renato Roseno, tão necessário quanto falar dessas mortes é falar da vida que pulsa nos territórios mais vulneráveis das cidades; e da ação dos próprios jovens, sobretudo através da arte e da cultura, para enfrentar as violências a que estão submetidos.
[+] Saiba mais
30 anos do Mova-se: valorizar o servidor para enfrentar o ataque aos direitos
Os 30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público no Estado do Ceará (Mova-se) foram comemorados durante sessão solene, na noite desta quinta-feira (08/11), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O deputado Renato Roseno (Psol), autor do requerimento, destacou a importância do Sindicato Mova-se durante as três décadas na luta para garantir os direitos aos trabalhadores e trabalhadoras do serviço estadual. Ele lembrou que o Mova-se nasceu junto com a nova Constituição Brasileira e que hoje, diante dos ataques que os trabalhadores estão sofrendo contra seus direitos, é necessária a união de todos.
Saiba mais[+]
Reforma da previdência estadual: mais um ataque contra a aposentadoria pública
Menos de dois anos após aprovar o aumento da contribuição previdenciária dos servidores estaduais, o governo Camilo Santana deu, esta semana, mais um passo contra a aposentadoria pública. Se, em 2016, o governador tinha se antecipado a Temer, ampliando de 11 para 14% o desconto para a previdência estadual, as medidas aprovadas agora consolidam em nível estadual as mudanças já vigentes para o funcionalismo federal desde os governos Lula e Dilma, que extinguiram o direito à aposentadoria integral para os servidores que ganham acima do teto de aposentadoria pago pelo INSS (R$ 5.645,80) e criou a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp).
[+] Leia o texto na íntegra:
//// ACONTECEU
Políticas para prevenção de homicídios de jovens são destaque em audiência
A efetivação de políticas públicas que atuem na prevenção do homicídio de jovens é uma urgência para tirar o Ceará da primeira posição no ranking de estados que mais matam adolescentes no Brasil. Essa foi uma das constatações feitas durante audiência pública sobre assassinatos de jovens realizada na última terça-feira (13/11), no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa. A audiência fez parte da Semana Estadual de Prevenção dos Homicídios de Jovens no Ceará, que segue até o dia 17 de novembro com programação em diversos espaços em Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte.
[+] Leia a íntegra da matéria:
PSOL: diretório nacional avalia eleições 2018
"Nós estivemos e permaneceremos do lado certo da história. Precisamos reencontrar com a alma do povo e isso só se faz no encontro com as lutas, porque é necessário reinventar a esperança todos os dias”. A avaliação foi feita por Renato Roseno durante reunião do Diretório Nacional do PSOL, realizada em Brasília no último fim de semana. No encontro, o colegiado aprovou uma avaliação das eleições 2018 em que afirma que, em um cenário de grande derrota no País com a vitória do reacionário Jair Bolsonaro, o partido obteve expressiva vitória política a partir do papel cumprido por Guilherme Boulos e Sonia Guajajara na campanha presidencial, por ter dobrado a bancada de deputados federais e estaduais e superado a cláusula de barreira.
[+] Confira fala de Renato durante o encontro
//// EXTRA
Guerra cultural quer esconder destruição de direitos e entrega da soberania
“Pergunte sempre a cada ideia: a quem serves?” O questionamento clássico do poeta e pensador alemão Bertolt Brecht foi citado pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL) no plenário da Assembleia Legislativa ao denunciar a estratégia de setores conservadores de lançar sobre a opinião pública uma grande cortina de fumaça, baseada em falsos debates morais, para esconder os reais problemas sociais e econômicos do País.
Segundo Renato, há um antagonismo que vem sendo estimulado entre a sociedade brasileira em torno de pautas morais e que tem, como real objetivo, desviar atenção do desmonte da economia e da destruição de direitos em andamento no País. "Ideias e expressões como 'ideologia de gênero', 'escola sem partido', entre outras, são construções fantasiosas que fazem parte de uma grande arquitetura de disputa da hegemonia política no País", afirmou o deputado.
[+] Saiba mais