Boletim Informativo #11 de 2018

16/05/18 08:57

Mandato no Cariri: encontros e análise de conjuntura

Texto alternativo

O Cariri cearense, essa terra tão rica do ponto vista cultural, ambiental e humano. No último fim de semana, Renato esteve novamente na região participando de uma série de encontros e debates. Na manhã de sexta-feira, participou do debate "Juventude quer voar: não ao extermínio da juventude no Ceará", no pátio da pedagogia da URCA, no Campus do Pimenta. Compuseram a mesa Pamela Queiroz, representante do projeto Cocada Preta, da UFCA; Tiago Alexandre, da Frente Escola Livre Cariri; e o professor Antonio dos Santos. Foi mais uma oportunidade para Renato apresentar o trabalho realizado à frente do Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.

"Por que se fala num extermínio da juventude negra e pobre nas periferias das cidades brasileiras? Primeiro porque isso é componente daquilo que nós somos como país. Ele não é um tema transversal, ele estrutura as relações sociais", explicou Renato. "A esses sujeitos, historicamente, foi negado aquilo que é a base dos direitos humanos, aquele irredutível ético exigível sem o qual você degrada a condição humana do outro. Esse genocídio, portanto, ele é físico, mas ele também é sócio-político".

Saiba mais

Confira um trecho da fala de Renato no Crato.

Congresso discute a violência sexual contra crianças e adolescentes

Texto alternativo

Na segunda-feira (14), começou o II Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Renato Roseno participou da mesa "Políticas Públicas, Sociedade e Sustentabilidade". O evento aconteceu em Brasília e segue até a próxima quarta-feira (16). A ideia é consolidar um espaço intersetorial e interinstitucional para troca de experiências e reflexões sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Durante três dias, gestores públicos, representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, membros do judiciários, adolescentes, empresas, parlamento, entre outros, discutirão os cenários da violência e as alternativas conjuntas para seu o enfrentamento.

Confira a íntegra da fala de Renato

//// LGBTT

Semana Janaina Dutra é marco da luta contra a LGBTfobia no Ceará

Texto alternativo

Por força da Lei 16.481/17, aprovada no fim do ano passado a partir de um projeto de autoria de Renato Roseno, começou ontem a Semana Janaína Dutra de Promoção do Respeito à Diversidade Sexual e de Gênero. O marco ficou instituído na semana do dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.

De acordo com a previsão legal, a Semana Janaína Dutra deverá ser realizada no Estado do Ceará através de ações do Poder Público, que poderá firmar parcerias com voluntários, universidades e entidades da sociedade civil, no sentido de promover o debate com gestores, servidores, educadores e a comunidade em geral, bem como o desenvolvimento de atividades lúdicas nesta perspectiva.

//// ACONTECEU

Cada vida importa: relatório é apresentado na MEAC

Texto alternativo

As questões de gênero, classe e raça são estruturantes da dinâmica da violência, em particular da violência praticada por e contra os adolescentes. É preciso compreendermos o ser social atravessado por essas questões. Esse foi um dos temas que abordamos na conversa que tivemos na quarta-feira (9) pela manhã com assistentes sociais, psicólogas e enfermeiras da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e do Hospital Universitário Walter Cantídio. O encontro aconteceu no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), no bairro Rodolfo Teófilo. Esses dados e essas conclusões, além de recomendações ao gestores públicos, fazem parte do relatório "Cada Vida Importa", produzido pelo Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, do qual ocupamos a relatoria.

Prevenção de homicídios na adolescência: palestras em Quixadá e Trairi

Texto alternativo

Na semana passada, Renato também apresentou o relatório “Cada Vida Importa” nas cidades de Quixadá e Trairi. No Sertão Central, a apresentação aconteceu no campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Quixadá, onde Renato conversou com alunos e professores. Em Trairi, município localizado no Litoral Oeste, a apresentação aconteceu na manhã de quinta-feira, durante audiência pública na Câmara Municipal, onde Renato apresentou o trabalho do colegiado e debateu medidas de prevenção à violência letal na juventude. A atividade foi solicitada pelo diretor da Escola de Ensino Médio Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, Célio Alves, e reuniu estudantes de cinco escolas da rede pública estadual.

//// EXTRA

Rio de Janeiro cria comitê inspirado em experiência cearense

Texto alternativo

Com apoio de 22 instituições, o Comitê para Prevenção de Homicídios de Adolescentes no Rio de Janeiro foi oficializado ontem (10) em evento no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia. Em 2016, 335 meninos e meninas foram assassinados em 2016 na capital fluminense, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. No ano anterior, foram 278 vidas interrompidas – sendo a maioria meninos do sexo masculino, negros e moradores da periferia.

No ano passado, o relator do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, Renato Roseno, participou de audiência na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para apresentar o trabalho do colegiado cearense, que também já inspirou uma iniciativa em São Paulo.

Mensagem no dia das mães

Texto alternativo

No dia das mães, Renato se solidarizou com todas as mães que perderam seus filhos para a violêcia no Ceará. Confira o vídeo.

Nosso adeus à companheira Jocide Benício

Texto alternativo

Domingo foi um dia de tristeza para todos e todas que fazem o movimento de pessoas com deficiência , o PSOL e o nosso mandato É Tempo de Resistência. Jocide Benício, companheira de muitas lutas, faleceu depois de uma longa luta contra o câncer. Nossa solidariedade e nossos sentimentos à família e aos amigos.