Boletim Informativo #16 de 2018

21/06/18 12:00

Mandato realiza prestação de contas na Praça do Ferreira

Texto alternativo

"E se encorpando em tela, entre todos, / se erguendo tenda, onde entrem todos, / se entretendendo para todos, no toldo / (a manhã) que plana livre de armação". Pensamos a política e, em particular, um mandato eletivo, como essa manhã que só se renova coletivamente - como nos ensinam os versos do poeta João Cabral de Mello Neto. Queremos ser muitos e ser vários, erguendo nossa tenda de afetos e lutas onde possam entrar todas e todos. Por isso, prestamos contas da nossa atuação parlamentar nas ruas, nas praças, conversando diretamente com a populacão.

Foi assim na tarde da última sexta-feira, quando estivemos na Praça do Ferreira levando o material informativo de nossas ações e debates no Parlamento; e conversando com as pessoas. Nosso companheiro Nestor Bezerra (PSOL), que ocupou nosso mandato na Assembleia nos últimos 120 dias, também esteve presente. Que saibamos tecer e reinventar coletivamente novas - e mais livres e mais justas e mais solidárias - manhãs em nossa caminhada.

[+] Saiba mais

Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza: subvenção induz concentração de riqueza, denuncia Renato

Texto alternativo

Uma matéria aprovada em tempo recorde, sem nenhuma discussão com a sociedade e com forte impacto nos cofres públicos. Tudo para beneficiar grandes empresas da aviação civil com uma ajuda que pode chegar a R$ 20 milhões ao ano. Foi assim a tramitação, nessa semana, na Assembleia Legislativa, do projeto de lei 55/2018, de autoria do Poder Executivo, que concede subvenção econômica às empresas que criarem linhas aéreas internacionais contemplando os aeroportos cearenses. O valor total pode chegar a R$ 100 milhões ao final de cinco anos, que é o prazo máximo previsto para a subvenção.

Saiba mais[+]

Renato participa de debate em Teresina (PI)

Texto alternativo

Na última terça-feira (19), Renato esteve na Universidade Federal do Piauí (UFPI) participando do evento “Democracia em debate: para onde foram os nossos direitos?”, que marcou o lançamento do coletivo Direito Sem Medo, formado por estudantes do curso de Direito com o objetivo de promover debates e ações que pensem o Direito num viés crítico. O debate foi realizado no auditório Newton Lopes e teve a participação da professora Maria Sueli, doutora em Direito, Estado e Constituição pela UnB; e Andreia Marreiro, mestra em Direitos Humanos pela UnB.

Confira a fala de Renato durante o evento>>

Pastorais sociais iniciam preparação para o Grito dos Excluídos 2018

Texto alternativo

As pastorais e movimentos sociais começaram a construção a edição 2018 do Grito dos Excluídos, que acontece no dia 7 de setembro. Na manhã de sábado (16), foi realizado o segundo encontro preparatório no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja. Ao lado da professora Beatriz Xavier, do curso de Direito da UFC; e de Alan Sampaio, coordenador da ONG Visão Mundial; Renato participou de uma roda de conversa sobre a atua conjuntura política do País. Este ano, o Grito dos Excluídos chega a sua 24ª. edição e tem como tema: “Vida em primeiro lugar! Desigualdade gera violência: basta de privilégios”.

Confira trecho da fala de Renato Roseno>>

//// ACONTECEU

Seminário debate execução de orçamento público para infância e juventude

Texto alternativo

Sediado no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o quarto seminário do Movimento Cada Vida Importa debateu a execução do orçamento público nas áreas de infância e juventude no Ceará, pautando os altos investimentos na segurança pública em contraposição aos recursos direcionados a crianças e adolescentes. Relator do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, Renato Roseno apresentou as despesas da segurança pública no Estado nos últimos anos, ressaltando o pouco investimento em inteligência policial e políticas de prevenção da violência.

Saiba Mais [+]

Assassinato de Marielle Franco completa 90 dias e segue sem respostas

O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) foi um atentado à democracia, a nós, ao Brasil. Mataram covardemente uma mulher negra, jovem, lutadora de uma das comunidades mais emblemáticas do Rio de Janeiro. Mataram porque ela era mulher, negra, altiva e lutava por justiça social. O ataque a Marielle e ao Anderson foi um atentado a todos os que sonham com uma sociedade mais justa, que amam a revolução, que lutam por uma sociedade de homens e mulheres livres. Não esqueceremos e seguiremos cobrando respostas

//// EXTRA

Renato retorna à AL após licença

No dia 20 de junho, retomamos nosso mandato na Assembleia Legislativa após licença de 120. Nesse período, o companheiro Nestor Bezerra assumiu o mandato. Queremos, portanto, manifestar nosso respeito e nosso agradecimento ao deputado “peão”, como Nestor ficou conhecido por ser o primeiro trabalhador da construção civil a ocupar um mandato na AL em mais de 70 anos; e também a todas as companheiras e todos os companheiros que compuseram o mandato Na Construção da Resistência ao longo dos últimos quatro meses. Essa caminhada conjunta no parlamento foi uma experiência muito rica e intensa e que representou um grande aprendizado à nossa equipe.

Obrigado, companheirxs! Seguimos na resistência!

Financiamento coletivo da pré-campanha

Texto alternativo

Toda doação é um ato político. Não há saída para a crise política sem nossa ativa participação coletiva por outras práticas políticas. O financiamento das campanhas está no cerne da captura da política pelo capital. A arrecadação coletiva prévia permite transparência, construção com pequenos valores e que as candidaturas e seus apoiadores se programem democraticamente. O tempo é difícil, mas é de resistência que somos feitos. Toda resistência cria. Toda resistência é criativa.

Se quiser doar, acesse>>

[+]Confira o vídeo