Ato contra reforma da previdência leva multidão às ruas de Fortaleza
Milhares de pessoas foram às ruas em Fortaleza na última sexta-feira para dizer não ao projeto de reforma da previdência do governo Bolsonaro. Pelo menos 20 mil pessoas se concentraram na Praça da Imprensa e seguiram em caminhada até a Praça Portugal numa grande manifestação organizadas por centrais sindicais, movimentos sociais e pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular. A manifestação fez parte da programação do Dia Nacional de Lutas em Defesa da Previdência, que contou com atos em mais de 120 cidades.
"Uma multidão está nas ruas hoje em várias cidades do País para dizer que o povo brasileiro não vai abrir mão de seu direito a uma velhice digna, não vai deixar de honrar um pacto civilizatório entre as gerações, porque a previdência é justamente a expressão disso, para atender os interesses dos grandes bancos e do mercado financeiro", afirmou Renato Roseno, que participou do ato. "Não vamos deixar essa reforma passar. Seguiremos nas ruas com alegria e com felicidade, com unidade e organização, para derrubar esse projeto nefasto".
Saiba mais [+] Confira fala de Renato Roseno durante o ato [+] Confira galeria de fotos [+]
Solidariedade é nossa vocação, afirma Renato durante audiência sobre reforma da previdência
A luta contra a reforma da previdência é uma luta que ultrapassa as fronteiras partidárias. É um movimento civilizatório em defesa dos direitos sociais e da solidariedade entre as gerações. A avaliação é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que participou na manhã dessa quarta-feira (20) de uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Ubajara, sobre a proposta apresentada pelo governo Bolsonaro através da PEC 06/2019.
Para Renato, o problema do Brasil não é falta de riqueza, mas a desigualdade. "O Brasil não é um país pobre. Nós somos, sobretudo, um país desigual. Seis bilionários brasileiros têm mais riqueza do que cem milhões de brasileiros", afirmou. "A refundação do Brasil, portanto, tem de se dar através de uma grande política distributiva. A previdência social se presta, entre outras coisas, a esse sentimento de solidariedade entre as gerações. E o governo Bolsonaro quer quebrar isso, de um modo muito cruel principalmente com os jovens, as mulheres e os trabalhadores e trabalhadoras rurais".
Saiba mais [+]
Comissões da Câmara Municipal e da AL realizam reunião sobre alagamentos em Fortaleza
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quinta-feira (21/03), em conjunto com a Comissão Especial da Câmara Municipal de Fortaleza, reunião para debater a situação de diversas comunidades e famílias que sofreram com alagamentos na cidade neste período chuvoso.
O deputado Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da AL, comentou que as últimas chuvas trouxeram grandes prejuízos para muitas famílias, sobretudo na região que margeia o Cocó, em especial o Palmeiras II. As famílias foram recebidas pela Comissão da AL com várias demandas, como reassentamento, aluguel social, indenização, de saúde e de infraestrutura.
A vereadora Larissa Gaspar (PPL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e requerente da criação de comissão especial para acompanhar a situação das famílias no Legislativo municipal, ressaltou a situação precária encontrada nas visitas às famílias afetadas pelo transbordamento do rio Cocó. Ela apontou que foi aprovado na Câmara Municipal projeto de lei emergencial enviado pelo prefeito Roberto Cláudio para auxílio financeiro às famílias, mas ainda faltavam informações sobre o início dessa ação.
Saiba mais [+]
//// ACONTECEU
Debate sobre conjuntura na Unilab
Na última quinta-feira, estivemos na cidade de Redenção, participando do debate "Conjuntura Política e os 100 dias de Governo Bolsonaro". O encontro foi realizado no Campus Palmares, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e foi promovido pelo Centro Acadêmico do Bacharelado em Humanidades. Dividimos a mesa com as professoras Rosalina Tavares, do Insituto de Ciências Sociais Aplicadas; e Vera Rodrigues, professora de Antropologia no Bacharelado de Humanidades (BHU). No debate, apontamos para a necessidade de uma grande frente social pela defesa da democracia e dos direitos.
Metodologia do CCPHA é apresentada à deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ)
A equipe do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) recebeu na segunda-feira passada, 18, a visita da deputada estadual mais jovem eleita para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Dani Monteiro (PSOL). Ela conheceu a metodologia que o Ceará vem desenvolvendo por meio do Comitê, de proposições para formulação de políticas públicas a partir de evidências e afirmou que o trabalho se aproxima das áreas que ela pretende focar em seu mandato: juventude, violência e geração de renda. “Essa metodologia pode ser aplicada em qualquer lugar”, avaliou a parlamentar carioca.
Saiba mais [+]
//// EXTRA
Conversa sobre educação em Pacoti
Na manhã do último sábado (23), subimos o Maciço de Baturité até a bela cidade de Pacoti, no alto da serra, para conversar sobre os desafios do financiamento da educação em nossos dias e sobre a situação dos precatórios do Fundef. O encontro foi um convite do Sindicato de Servidoras e Servidores do Município de Pacoti e aconteceu na Câmara Municipal. Há um movimento muito grande hoje no país de colocar professores e sociedade em polos opostos. Não podemos permitir que essa criminalização da escola pública e dos professores aumente - inclusive com as duríssimas medidas previstas na reforma da previdência. É preciso defender a educação brasileira do projeto de barbárie que vem sendo implementado no Brasil.
Encontro com Leonardo Boff
Em rápido encontro no aeroporto de Fortaleza na última sexta-feira, Renato pode conversar com teólogo e escritor Leonardo Boff e com o padre Marco Passerini, coordenador da Pastoral Carcerária no Ceará. Entre os assuntos, a situação dos presídios cearenses e a atual conjuntura brasileira. “Há pessoas que nos dão serenidade mesmo entre as maiores tormentas. Sou grato a esse encontro com Leonardo Boff e Marco Passerini”, afirmou Renato.
Sindifisco promove debate sobre previdência
A Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional no Ceará promoveu, na última sexta-feira (22/03), o seminário “Reforma da Previdência, um contraponto necessário”, no Auditório Murilo Aguiar. O evento conta com palestras dos professores Eduardo Fagnani (UNICAMP) e Denise Gentil (UFRJ), do presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) Floriano Martins e da auditora-fiscal Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, entidade que estuda a dívida pública brasileira e cobra transparência fiscal dos governos. O deputado estadual Renato Roseno também participou do evento.
Confira trecho da fala de Renato durante o seminário [+]