Tia Maria, o pequeno Miguel e a menina na porta da cozinha
O racismo mata todos os dias. Por bala, por exploração, por negligência, por subjugação. "Confiei meu filho a ela, que não teve paciência de cuidar". Não conhecemos a Mirtes, mãe do Miguel, mas seguramos sua mão neste momento de profunda dor. Compartilhamos o texto que Margarida Marques, companheira que também faz parte da nossa equipe, partilhou conosco na manhã da última sexta-feira.
[+] Confira aqui a íntegra do texto
FAKE NEWS
A fábrica de mentiras de Bolsonaro
É urgente parar a máquina de mentiras que sustenta Bolsonaro! As informações que estão vindo à tona a partir do trabalho da CPMI das Fake News no Congresso Nacional e do inquérito no STF são estarrecedoras. Relatório produzido a pedido dos parlamentares identificou que a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República financiou com dinheiro público canais que divulgam desinformação, pornografia e até investimentos ilegais. Entre 6 de junho e 13 de julho do ano passado o governo federal utilizou verba pública para propaganda sobre a proposta de Reforma da Previdência que foi parar em 843 canais considerados inadequados, entre eles 47 sites que divulgam notícias falsas. Foram financiados mais de 2 milhões de anúncios nesses aplicativos e canais em apenas 38 dias!
[+] Confira vídeo
PANDEMIA
Projeto quer criar memorial em homenagem às vítimas do coronavírus no Ceará
Começou a tramitar na última quarta-feira hoje na Assembleia Legislativa um projeto de indicação (PI 74/2020) de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) que propõe a instituição de um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no estado do Ceará. A proposta prevê que a Secretaria da Cultura (Secult) ficaria responsável pela implantação do espaço físico do memorial e pela gestão do equipamento. De acordo com Renato, a ideia é registrar historicamente os óbitos e oferecer ao povo cearense e aos familiares e amigos de vítimas da COVID-19 um local de luto e de homenagem.
[+] Saiba mais
Meio ambiente
5 de junho: evento virtual na AL discute desafios da área ambiental
A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, a partir desta sexta-feira (5/6), a Semana do Meio Ambiente com a temática “Biodiversidade em Tempos de Pandemia”. Abrindo a programação foi realizada um debate virtual reunindo parlamentares, gestores públicos e a jornalista Maristela Crispim, mestre em desenvolvimento e meio ambiente e editora geral da agência Eco Nordeste. Em pauta, a discussão sobre os impactos da pandemia do novo Coronavírus no meio ambiente e as maneiras de continuar preservando a biodiversidade mesmo em tempos de isolamento.
[+] Saiba mais
Covid-19
Pandemia evidencia caráter misógino e lgbtfóbico do sistema prisional
"No dia 22 de maio, a primeira morte por Covid-19 no sistema penitenciário feminino cearense foi divulgada apenas por familiares. O falecimento de uma interna do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa não foi comunicado pelos canais institucionais da Secretaria [de Administração Penitenciária do Ceará] ou noticiado pela mídia. A mulher em questão não teve direito sequer a uma nota de pesar. Houve comoção? Quem era essa mulher?". Essas perguntas são lançadas pelo Instituto Negra do Ceará (Inegra) em reflexão sobre o caráter misógino, racista, machista e lgbtfóbico do trato do governo do estado e do sistema de justiça com a população prisional feminina e lgbt. O fenômeno não é novo, mas é desnudado pela pandemia em decorrência do novo coronavírus.
[+] Saiba mais
ORÇAMENTO ESTADUAL
Renato critica autorização para alterações no PPA por meio de decreto
O parlamento cearense, mais uma vez, está perdendo sua altivez e sua independência em função dos interesses do governo do Estado. A avaliação é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que criticou a mensagem aprovada ontem pela Assembleia Legislativa que autoriza o governo a alterar previsões da lei do Plano Plurianual (PPA) por meio de um simples decreto. Em sessão virtual realizada na manhã de quarta-feira (4), os deputados da base governista, a pedido do governador Camilo Santana (PT), aprovaram alteração na lei estadual que dispõe sobre o PPA para o período 2020-2023.
[+] Saiba mais
CAMPANHA
A boiada de Salles não vai passar!
O dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é uma data para afirmar a vida em toda sua diversidade, o respeito ao planeta e as formas de existência que não visam o lucro. Para celebrar a data, o mandato É Tempo de Resistência, do deputado Renato Roseno (PSOL) convidou alguns ambientalistas para participar de vídeos que serão divulgados em nossas mídias sociais ao longo do mês de junto. Abrindo a campanha, compartilhamos as palavras do líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro Ailton Krenak.
“Devíamos admitir a natureza como uma imensa multidão de formas, incluindo cada pedaço de nós, que somos parte de tudo: 70% de água e um monte de outros materiais que nos compõem. E nós criamos essa abstração de unidade, o homem como medida das coisas, e saímos por aí atropelando tudo, num convencimento geral até que todos aceitem que existe uma humanidade com a qual se identificam, agindo no mundo à nossa disposição, pegando o que a gente quiser. Esse contato com outra possibilidade implica escutar, sentir, cheirar, inspirar, expirar aquelas camadas do que ficou fora da gente como “natureza”, mas que por alguma razão ainda se confunde com ela. Tem alguma coisa dessas camadas que é quase-humana: uma camada identificada por nós que está sumindo, que está sendo exterminada da interface de humanos muito-humanos. Os quase humanos são milhares de pessoas que insistem em ficar fora dessa dança civilizada, da técnica, do controle do planeta. E por dançar uma coreografia estranha são tirados de cena, por epidemias, pobreza, fome, violência dirigida”.
FÓRUM POPULAR DA NATUREZA
Renato participa de apresentação do setorial ecossocialista do PSOL
Na última terça-feira (2), Renato Roseno participou da apresentação virtual do setorial ecossocialista do PSOL. O encontro fez parte do Fórum Popular da Natureza, evento que reúne até o próximo dia 10 de junho, em formato online, oficinas, apresentações artísticas e mesas de debate com o objetivo de dialogar a respeito das causas e efeitos da degradação ambiental e dinamizar o processo de resistência popular nesse campo.
[+] Confira o vídeo