Boletim Informativo #24 de 2018

23/11/18 18:49

Suspenso o despejo das famílias do acampamento Zé Maria do Tomé

Texto alternativo

Ainda que parcial, uma vitória importante do povo trabalhador. Foi suspenso na manhã desta quarta-feira, 21, o despejo das cerca de 150 famílias que há quatro anos vivem e trabalham no assentamento Zé Maria do Tomé, em Limoeiro do Norte. Uma comissão de negociação formada por representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), membros do Governo do Estado, Polícia Militar, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi (Fapija) abriu um canal de diálogo sobre a permanência das famílias na terra.

Saiba mais [+]

Aprovado projeto que beneficia portadores de lesão medular

Texto alternativo

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na última quarta-feira (14) o Projeto de Indicação 120/17, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que prevê o fornecimento de fraldas descartáveis para portadores de lesão medular. O projeto segue agora para sanção do governador Camilo Santana. Segundo Renato, devido ao elevado valor das fraldas descartáveis, muitas famílias passam por dificuldades para arcar como os custos para adquirir este item básico na manutenção e qualidade de vida do portador de lesão medular.

Saiba mais [+]

Marcha da Periferia denuncia extermínio da juventude

Texto alternativo

Na última quarta-feira (14), ao lado de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, Renato Roseno participou da VI Marcha da Periferia contra o extermínio da juventude. O encontro teve concentração no Campus da UECE no Itaperi. "Parece que a vida do filho da gente vale menos", "Se fosse seu filho, alguma coisa teria acontecido". Essas frases foram ditas por mães que falaram de suas dores. Em comum, a tragédia de ter perdido um filho assassinado. No Ceará, foram quase mil adolescentes ano passado, 19 assassinatos por semana. A morte é banalizada e quase sempre explorada na espetacularização da violência.

Saiba mais [+]

//// ACONTECEU

MJPOP: Almoço no Ancuri

Texto alternativo

Na última quarta-feira, Renato almoçou com organizações sociais do Ancuri, num encontro articulado pelo movimento Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP). Durante a reunião, foram apresentadas as pautas sobre infância e juventudes que os movimentos gostariam de ver debatidas na Assembleia Legislativa em 2019 através do mandato É Tempo de Resistência. O MJPOP é uma metodologia de monitoramento de políticas públicas desenvolvida pela Visão Mundial e facilitada por adolescentes e jovens (na sua maioria entre 14 e 29 anos) capacitados para facilitar um processo de empoderamento das suas comunidades e, assim, garantir a efetivação desses direitos, através de reuniões comunitárias, conversas com poder público etc.

Deputados visitam Centro de Convivência Antonio Justa, em Maracanaú

Texto alternativo

A discriminação, seja por qualquer razão, de raça, gênero, nacionalidade, etc, sempre fez mal à sociedade. A história do Centro de Convivência Antonio Justa, em Maracanaú, antiga Colônia Antonio Justa, que recebia os portadores de hanseníase, prova isso. Pessoas eram apartadas do convívio social por conta do preconceito que pesava sobre os então chamados "leprosos", que passavam a ficar isolados na colônia. Na manhã da última quarta-feira (21), Renato Roseno visitou o Centro de Convivência ao lado da deputada Fernanda Pessoa (PSDB), de gestores públicos de Maracanaú e do governo do Estado, e também de representantes do Movimento Antonio Justa Presente, que tem lutado em defesa dos internos da instituição, além da regularização fundiária e revitalização do equipamento.

Leia a matéria na íntegra [+]

//// EXTRA

Giro pelo Interior: Morada Nova

Durante o feriado de 15 de novembro, em Morada Nova, Renato participou de uma roda de conversa sobre a conjuntura do país. Foi uma oportunidade de reunir interlocutores e a militância da cidade para discutir algumas perspectivas sobre o futuro governo. Momento de pactuar unidade, pensar sobre campanha de solidariedade aos movimentos sociais, falar sobre a importância de montar comitês para a formação política e organização. “Temos que ter resistência e criatividade. Não é hora de ficar apático, este é o momento de tomar posição e se organizar em coletivo”, defendeu Renato. Vamos em frente.

Saiba mais [+]