Uma semana de duras derrotas para Bolsonaro
A semana foi de derrotas importantes para o governo fascista de Jair Bolsonaro. A prisão de Fabrício Queiroz na última quinta-feira (18) talvez tenha sido a mais importante, porque faz avançar as investigações sobre o esquema corrupto de desvio de dinheiro público que acontecia no gabinete do filho do presidente, senador Flavio Bolsonaro, quando ele era deputado estadual no Rio de Janeiro. Mas os reveses não pararam por aí.
Bolsonaro também perdeu mais um ministro, dessa vez o inapto e inepto Weintraub, o pior ministro da educação que esse país já teve. Além disso, alguns de seus apoiadores no Congresso tiveram o sigilo bancário quebrado; o STF suspendeu a portaria que autorizava o Ministério da Agricultura a liberar automaticamente novos agrotóxicos no País; e o acampamento de seus simpatizantes foi desmontado em Brasília, inclusive com a prisão de lideranças como a extremista Sara Winter.
[+] Saiba mais
CORONAVÍRUS
Projeto de lei prevê envio de informações a familiares de pessoas internadas com Covid-19
Devido ao grande fluxo nos hospitais, uma das reclamações mais comuns dos familiares e amigos das pessoas internadas durante a pandemia de Covid-19 no Ceará tem sido a falta de informações sobre o estado dos pacientes e o andamento do tratamento. Pensando nisso, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa que estabelece um procedimento remoto para o envio de informações aos familiares de pessoas internadas com doenças infectocontagiosas em hospitais públicos ou privados durante endemias, epidemias ou pandemias. De acordo com o projeto, as unidades de saúde deverão fornecer diariamente informações atualizadas sobre o quadro clínico dos pacientes, sob a responsabilidade ou coordenação de médicos que tenham conhecimento sobre o prontuário. As informações serão prestadas, preferencialmente, através de comunicação telefônica ou, caso não seja possível, através de aplicativos de mensagens.
[+] Saiba mais
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Advogados e médicos cearenses denunciam Bolsonaro à PGR por incitar invasão de hospitais
A convocação de Jair Bolsonaro, que incitou a invasão em pelo menos três estados brasileiros de hospitais onde estão sendo tratados pacientes de Covid-19, virou objeto de uma NOTÍCIA-CRIME apresentada ao Ministério Público Federal nesta segunda-feira (15 de junho). O pedido para que o Procurador-Geral da República (PGR) Augusto Aras abra inquérito para apurar se o presidente cometeu crimes comuns durante transmissão ao vivo pelas redes sociais partiu de um grupo de médicos e advogados cearenses que considerou que a atitude de Bolsonaro “agride os postulados básicos do Estado Democrático de Direito”. No entendimento dos autores, a postura também poderia ser enquadrada como crime de responsabilidade e de improbidade administrativa. Em “live” realizada em suas redes sociais (que tem milhões de seguidores), na última quinta-feira (11 de junho), Bolsonaro incentivou que seus apoiadores entrassem em alas de unidades hospitalares destinadas ao tratamento de pacientes com Covid-19 e filmassem os leitos, em nova tentativa de minimizar a crise sanitária e sugerir desvio de recursos públicos.
[+] Saiba mais
PANDEMIA
Sem ministro da saúde, Brasil se aproxima das 50 mil mortes
Seguimos com o barco à deriva e não podemos naturalizar! Quase 50 mil mortes registradas por coronavírus e 35 dias sem Ministro da Saúde. O Brasil é o segundo país do mundo em número de mortes contabilizadas pela doença e esse total não para de crescer. Antes mesmo de Bolsonaro assumir o poder, já sabíamos que ele não tinha projeto para governar o país. Mas é terrível ver a tragédia que assola nosso país sem termos pelo menos um Ministro da Saúde em meio à maior crise sanitária já vista nos últimos 100 anos. Seguimos nas mãos de um projeto de ditador que despreza a vida e usa a estrutura do Estado para proteger organizações criminosas.
[+] Saiba mais
FAKE NEWS
Renato assina requerimento para instalação de CPI
Esta semana, o deputado estadual Renato Roseno assinou requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a rede criminosa de desinformação que também existe no Ceará. “O pedido do deputado Acrísio Sena é muito importante diante das suspeitas de que há tentáculos do chamado "Gabinete do Ódio" atuando no nosso estado, inclusive com dinheiro público sendo utilizado para promover ataques a adversários políticos”, avalia Renato. “É fundamental que a Assembleia Legislativa do Ceará cumpra seu papel constitucional e coloque para frente essa CPI”, completa.
[+] Saiba mais
18 DE JUNHO
Dia Mundial Orgulho Autista
O dia 18 de junho é o Dia Mundial do Orgulho Autista! Para marcar esta data tão importante de valorização da diversidade humana, convidamos Alexandre Mapurunga, assessor da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, para expressar o que representa o orgulho autista e quais desafios temos para construir uma sociedade que respeite e valorize as diferenças!
[+] Confira o vídeo
PATRIMÔNIO CULTURAL
Dia Nacional do Tambor de Crioula
No dia 18 de junho, também é comemorado o Dia Nacional do Tambor de Crioula, reconhecido desde 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural brasileiro! Através da energia de seus elementos rituais e da alegria e vivacidade de sua dança, o tambor de crioula reafirma valores profundos da tradição afrobrasileira: a força da resistência à opressão, a luta por liberdade e a alegria compartilhada.
[+] Saiba mais
LIVE
Renato conversa sobre justiça social com coletivo espírita
Na quarta-feira, 17, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou de uma live promovida pelo coletivo Girassóis Espíritas pelo Bem Comum. A conversa abordou o tema “Justiça social: que sociedade podemos construir?”.
[+] Confira o vídeo