Jean Wyllys: o tempo bom dos encontros e das resistências
A inspiração veio da música "Iansã", de Gilberto Gil, imortalizada por Maria Bethânia: "tempo bom, tempo ruim". O verso foi usado por Jean Wyllys no título de seu livro sobre "identidades, políticas e afetos", lançado em 2014. Também foi o nome do debate do qual o hoje deputado federal pelo PSOL participou em Fortaleza na última sexta-feira, 11, e que foi promovido pelo Mandato É Tempo de Resistência, do deputado estadual Renato Roseno (PSOL-CE). Na pauta do debate, realizado na sede do PSOL-Ceará, a difícil conjuntura política que o Brasil atravessa.
"Nós vivemos um avanço dos apelos autoritários, do conservadorismo, de uma redução das capacidades sociais de interpretação da política. Há, inclusive a adesão de setores sociais a ideias que são contrárias a seus próprios interesses", avaliou Renato durante a abertura do debate. "Mas não é só tempo ruim. Há um tempo bom também. O poder nos quer melancólicos, deprimidos, tristes. Para que nós não enxerguemos beleza em nós mesmos, não enxerguemos alegria em nós mesmos, potência em nós mesmos. O tempo bom é esse tempo da potência dos encontros, das alteridades, das resistências", completou.
Leia mais >>>
//// MEIO AMBIENTE
Crime contra a cidade: emenda revoga lei de proteção das dunas do Cocó
Um golpe dentro da votação da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) de Fortaleza. Um verdadeiro crime contra a cidade. Não bastassem os inúmeros retrocessos do ponto de vista do ordenamento urbano e do direito à cidade, uma emenda apresentada no último dia 8 propõe a revogação da Lei 9502/2009, de autoria do ex-vereador João Alfredo (PSOL), que criou a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das dunas do Cocó. Sem essa proteção legal, a prefeitura poderá entregar de bandeja para a especulação imobiliária, de forma sorrateira e graciosa, um precioso bem natural da Cidade.
"A nossa lei protege dunas milenares que existem no ecossistema do Cocó. Ela foi elaborada com o parecer da professora Vanda Claudino Sales (doutora em Geografia Ambiental pela Universidade Sorbonne e pós-doutora em Geormorfologia Costeira pela Universidade da Flórida), que comprovou a existência de dunas parabólicas, com quase 2 mil anos de existência. Para a professora, a área é um arquivo natural pré-histórico da cidade de Fortaleza", afirma João Alfredo. Saiba mais >>>
//// HIV / AIDS
HIV/AIDS: entidades denunciam falta de exames e medicamentos
O Brasil vive uma falta generalizada de medicamentos e de exames para pacientes com HIV e AIDS. No Ceará, a projeção é que os insumos necessários para a realização dos exames só estejam disponíveis até o início da segunda quinzena de agosto. A denúncia é de entidades que compõem a Articulação Nacional de Luta Contra a AIDS (ANAIDS) e a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV (RNP), que promoveram no dia 9 de agosto, durante o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Política Brasileira de AIDS, uma série de atos em todo o Brasil .
A data é uma referência ao sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho, uma das mais importantes referências na luta contra a Aids, falecido há exatos 20 anos, em 9 de agosto de 1997. As comemorações começaram no dia 8, no Ceará, quando houve uma manifestação em frente ao Hospital São José. As entidades estão denunciando o desmonte do SUS e o descaso e a negligência dos três níveis de governos com os pacientes e com as políticas públicas de AIDS.
Leia matéria completa >>>
//// ACONTECEU
Marcha pela Terra dos povos indígenas reafirma diversidade cultural
O mandato É Tempo de Resistência participou na manhã do dia 9, em Fortaleza, da II Marcha da Terra dos Povos Indígenas do Ceará. Organizada pela Coordenação das Organizações dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (COPICE), Articulação das Mulheres Indígenas no Ceará (AMICE), Comissão da Juventude Indígena do Ceará (COJICE), Organização dos Professores Indígenas do Ceará (OPRINCE) e articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo (APOINME), a marcha teve por objetivo dar visibilidade às reivindicações dos povos indígenas do Ceará em um contexto de retrocessos de direitos, além de comemorar o Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Saiba mais >>>
11 anos da lei Maria da Penha: conquistas e desafios
"A gente tá vivendo um verdadeiro desmonte das políticas públicas no Brasil. Nós não podemos achar que o problema da lei é uma mulher que não denúncia - o problema não é individual, é a estrutura!", o alerta é de Tatianny Araújo, feminista e militante do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro.
Tatianny participou, na noite do dia 11, do debate "11 anos da lei Maria da Penha: as conquistas e os desafios", realizado no auditório do Banco Palmas, no Grande Jangurussu. A discussão foi uma iniciativa do setorial de mulheres do PSOL, Rosa Luxemburgo, em parceria com o nosso mandato.
Frei Tito: presente
No dia 10 de agosto completaram-se 43 anos do martírio do Frei Tito. Familiares, entidades civis, militantes de Direitos Humanos, parlamentares, o Grupo de Trabalho Memória e Verdade da Coordenadoria de Direitos Humanos do Governo do Estado fizeram um ato pelo tombamento histórico da casa onde Tito nasceu e viveu em Fortaleza.
Numa etapa histórica em que cresce o populismo autoritário, em que as novas gerações são confrontadas com o apelo protofascista, em que as torturas e os silenciamentos se propagam, é fundamental afirmar o direito à memória, à verdade e à justiça.
A tortura que Tito sofreu ainda faz sofrer nas periferias, nos campos, nos cárceres. Por isso, fazemos viver também sua luta
XII Feira Cultural da Reforma Agrária
Participamos, no último sábado, da XII Feira Cultural da Reforma Agrária, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, localizado no bairro São João do Tauape. O evento reuniu produtos de acampamentos e assentamentos de diversas regiões do Ceará, tudo embalado por uma programação cultural que misturou música e artesanato. Ao lado do pesquisador Fernando Carneiro, da Fundação Oswaldo Cruz, nós falamos sobre a luta dos movimentos sociais contra os agrotóxicos e os desafios da agroecologia.