Dia de luta em defesa da vida das mulheres e contra o fascismo
Foi um 8 de março unificado, grande e bonito! Milhares de pessoas participaram no último domingo do ato em Fortaleza que celebrou o Dia Internacional de Luta das Mulheres. Com bandeiras de denúncia do fascismo, do machismo, do racismo e da LBTfobia, uma enorme marcha percorreu as ruas da Praia de Iracema. Houve ato político e cultural no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Segundo a organização, cerca de 10 mil pessoas participam do ato em Fortaleza. Ao lado da temática feminista, a manifestação reafirmou as lutas em defesa da democracia e contra a política de retirada de direitos sociais por parte do governo ultraneoliberal de Bolsonaro e Guedes. E também cobrou respostas sobre o assassinato de Marielle Franco, vereadora do PSOL morta em março de 2018 em um crime político ainda sem solução. Outras manifestações similares ocorrem também em pelo menos outras 15 capitais brasileiras.
[+] Leia a íntegra da matéria
ASSEMBLEIA
Frente Parlamentar em Defesa do SUAS discute corte de recursos para assistência social
A Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Assembleia Legislativa realizou reunião, na tarde desta segunda-feira (09/03), para debater os impactos orçamentários que o Suas enfrentará em 2020, com redução de repasse de recursos do Governo Federal.
A reunião contou com parlamentares e representações das entidades que atuam na assistência social do Estado e aconteceu no Complexo de Comissões Técnicas da AL. Entre os encaminhamentos estão a mobilização da bancada cearense federal, dos gestores municipais e do Governo do Estado em busca de revogação de portaria federal prevendo corte na ordem de 40% do repasse aos serviços da assistência social executados pelos municípios, assim como para recomposição orçamentária da área em 2020.
[+] Leia a integra da matéria
REQUERIMENTO
AL aprova moção de repúdio à postura de Bolsonaro contra jornalistas
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quinta-feira (12) uma moção de repúdio à postura de Bolsonaro contra a imprensa e os jornalistas. De autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), o requerimento critica as repetidas agressões do presidente contra os veículos de imprensa e, em particular, o gesto de escárnio encenado por um humorista em resposta aos questionamentos dos jornalistas relativos ao pequeno crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019.
[+] Saiba mais
SAÚDE
Em defesa do Hospital São José
“Ao mesmo tempo em que repudiamos a irresponsabilidade com que Bolsonaro tem tratado a pandemia do coronavírus, cobramos que o governo do Ceará invista no Hospital São José, unidade que é referência para tratamento de doenças infectocontagiosas”, alerta Renato. Na manhã desta quinta-feira, dia 12, o deputado esteve com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, que denunciou a gravidade do cenário atual: 30 novos casos de HIV são identificados por mês no Ceará só no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Carlos Ribeiro. Ou seja, o número de novas infecções pode ser ainda maior! Sem perder de vista as medidas emergenciais para prevenir a disseminação do novo coronavírus, é preciso que o governo invista nos serviços e tratamentos que o Hospital São José já disponibiliza.
[+] Confira pronunciamento de Renato Roseno sobre o HSJ
LITERATURA
Manoel Fonseca lança coletânea de poemas com temática indígena
Na tarde última quinta-feira (13), o medido e escritor Manoel Fonseca lançou o livro “Meu povo ancestral”, na Unichristus, em Fortaleza. Trata-se de uma coletânea de poemas dedicados à mitologia dos povos indígenas. Na oportunidade, O deputado estadual Renato Roseno participou do debate "Meu povo ancestral - o povo indígena, sua teogonia e a utopia da Terra sem Males", ao lado de Casimiro Tapeba, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste (APOINME).
[+] Confira um trecho da fala de Renato durante o debate
IMPRENSA
Renato participa do programa Debates do POVO
Na última segunda-feira (9), Renato participou do programa Debates do POVO, na rádio O POVO/CBN. Ao lado do advogado Rodrigo Nóbrega, conversou sobre a atual conjuntura política. Confira, no link, a íntegra do programa.