Boletim Informativo #4 de 2018

27/03/18 16:40

Nova liminar paralisa as obras no Lagamar do Cauipe

Texto alternativo

Mais uma vitória dos que lutam contra a injustiça hídrica no Ceará. No último dia 19 de março, o desembargador federal Rubens de Mendonça Canuto Neto, do Tribunal Regional Federal da 5a. Região (TRF-5), concedeu nova liminar suspendendo as obras do governo do Estado na região do Lagamar do Cauipe. As intervenções, destinadas a retirar água daqueles mananciais para favorecer as grandes indústrias do Pecém, prejudicando as comunidades locais, foram paralisadas no ano passado por uma outra decisão liminar, mas o governo recorreu e conseguiu retomar judicialmente os trabalhos.

Com essa nova decisão, o desembargador determinou a paralisação das obras até o julgamento do mérito do recurso apresentado pela Defensoria Pública da União. Ainda que parcial, trata-se de uma importante vitória dos que se insurgiram contra o modelo predatório e excludente de gestão da água adotado pelo governo estadual. Desde que o governo anunciou o início das obras, vários protestos e conflitos foram registrados na região do Cauipe.

Saiba mais>>

Palestra em Bela Cruz

Texto alternativo

"Direitos Humanos e violência no Brasil". Esse foi o tema da palestra que Renato Roseno proferiu no último sábado (24), na cidade de Bela Cruz, dentro do Seminário Direitos Humanos do Instituto Imaculada Conceição. O evento também contou com a participação do psicólogo Bernardo Diniz, que falou sobre bullying e cyberbullying no ambiente escolar.

"Num momento em que circulam muitas informações distorcidas sobre o que são os direitos humanos, o seminário foi uma oportunidade importante para dialogar com alunos e alunas dos ensinos fundamental e médio”, explicou Renato. “Nós abordamos a natureza e a história dos direitos humanos como direitos de todos, como ferramenta para a defesa da dignidade humana contra a toda forma de violência e barbárie”.

Seminário “Cada Vida Importa”

Texto alternativo

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) participou, na manhã de sexta-feira (23), do “1º Seminário do Movimento Cada Vida Importa: a universidade na prevenção e enfrentamento da violência no Ceará”.

Sediado no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), o evento integra a agenda de mobilizações do Movimento Cada Vida Importa, que reúne 11 universidades cearenses no enfrentamento à violência letal.

O relator do CCPHA, Renato Roseno, compartilhou a mesa de debate com a professora de Filosofia Sandra Helena de Souza, do Programa Cidadania Ativa (PCA) da Unifor, e a pesquisadora Ângela Pinheiro, do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança (NUCEPEC/UFC).

Saiba mais>>

//// ACONTECEU

Contra o autofinanciamento eleitoral

Texto alternativo

Nessa terça-feira (27), o PSOL lançou campanha nacional contra o autofinanciamento de campanhas. “Você acha que as eleições têm que ser definidas pelo voto ou pela força do poder econômico?”, pergunta o material gráfico da campanha.

Segundo o partido, os grandes ricos querem que não exista limites para o autofinanciamento, favorecendo políticos como João Doria, recordista na prática. “Nós somos contra! Por isso, entramos com ação no STF, junto a outros essa partidos, contra o autofinanciamento de campanhas sem limites. O tema pode ir a qualquer momento para o plenário para o julgamento. Vamos pressionar!”, diz a campanha.

ONU se manifesta sobre caso Marielle

Texto alternativo

Relatores da ONU disseram na segunda-feira (26) que consideram profundamente alarmante o assassinato da vereadora Marielle Franco, mulher negra e proeminente defensora de direitos humanos que criticou o uso da força militar no Rio de Janeiro.

A vereadora era uma crítica feroz do decreto de 16 de fevereiro, que autoriza a intervenção federal em questões de segurança pública no estado do Rio de Janeiro. “O assassinato de Marielle é alarmante, já que ele tem o objetivo de intimidar todos aqueles que lutam por direitos humanos e pelo Estado de direito no Brasil”, disseram os relatores em comunicado conjunto.

Saiba mais>>

Programa Questão de Ordem

Texto alternativo

Ao lado da professora Angela Pinheiro, participamos do Programa Questão de Ordem, da TV Assembleia. Em pauta, estratégias de prevenção de homicídios na adolescência. Confira a íntegra do programa.

Veja o vídeo>>