Informativo #1 (2022): Um mandato estadual que faz a diferença

19/02/22 09:00

  • Órfãos da Covid: Não podemos esperar para acolher quem mais precisa.
  • ALERTA! Ameaça da Usina de Urânio em Santa Quitéria está mais perto de sair do papel.
  • Comitê lança ferramenta de monitoramento e prevenção à violência.
  • Fomos à Brasília defender a Lei Zé Maria do Tomé, em julgamento no STF.

Assine nossa newsletter em menos de 1 minuto!


Queremos um plano estratégico para acolher e apoiar os órfãos da Covid

A pandemia trouxe muitas perdas e, sem dúvidas, um dos legados mais negativos são as crianças e adolescentes que perderam seus pais, avós ou responsáveis precocemente. Estimamos que sejam entre 8 e 9 mil órfãos da covid no Ceará e que, no momento, estão sem qualquer auxílio do Estado.

Desde o ano passado, temos unido forças com entidades, fóruns e conselhos de defesa da infância e juventude, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para elaborar um plano estratégico e operacional de apoio aos órfãos da Covid no estado.

Nesta semana, estivemos com o Comitê de Responsabilidade Social e com a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, para buscar alternativas que amenizem o sofrimento e garantam uma infância e adolescência com dignidade para esse grupo.

Conheça 5 propostas


ALERTA! A Usina de Urânio em Santa Quitéria está mais próxima do que nunca de sair do papel

O governo Camilo e o governo Bolsonaro possuem grande interesse na mineração de urânio e fosfato aqui no Ceará, onde, em Santa Quitéria, está localizado o maior reservatório de urânio natural do país.

Com histórico de devastação em Caetité (BA), a INB e mineradora Galvani agora miram no Ceará, mas as incertezas e inconsistências do projeto denunciam também a gravidade dos riscos.

Texto alternativo

Conheça nosso Projeto de Lei do Urânio


Comitê lança ferramenta de monitoramento e prevenção à violência

Nesta semana, o Comitê de Prevenção e Combate à Violência, o qual presidimos, lançou o Painel Digital de Monitoramento de Homicídios, uma ferramenta de inteligência, pesquisa e transparência de dados, de um jeito fácil e acessível, para prevenir a violência letal contra crianças e adolescentes no Ceará.

Somos um dos estados que mais mata crianças e jovens de 10 a 19 anos. O Comitê busca entender a dinâmica da violência nos territórios e, a partir disso, elaborar recomendações de prevenção ao estado e aos municípios. Cada Vida Importa.


Com sua ajuda, vamos derrotar o agronegócio! #ChuvaDeVenenoNuncaMais

Neste mês, retornamos a Brasília para conversar com articuladores, com nossa bancada do PSOL e, principalmente, com gabinetes dos ministros do STF, que julgarão a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela CNA contra nossa lei 16.820/19, também chamada Lei Zé Maria do Tomé, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no estado do Ceará.

A indústria do agrotóxico não paga imposto, não quer ser regulado e nem fiscalizado. Jogam com pressão política e econômica. A luta contra essa indústria da doença é pesada, mas não estamos sozinhos. Temos do nosso lado a ciência, a defesa da saúde e do meio ambiente. Juntos, somos gigantes!


Assine nossa newsletter em menos de 1 minuto!