Campanhas de arrecadação: a solidariedade e a empatia contra o Coronavírus

24/03/20 16:34

Em tempos de crise do Coronavírus, populações como pessoas em situação de rua, crianças e idosos abrigados, trabalhadores precarizados, pequenos comerciantes, entre outros, são atingidos de forma ainda mais dura pelos efeitos da pandemia, seja pelas restrições econômicas decorrentes do isolamento social seja pela própria vulnerabilidade social em que estão inseridas. Inúmeras campanhas de voluntariado e de solidariedade a essas pessoas estão sendo promovidas pela sociedade civil. Abaixo, destacamos algumas delas:

PASTORAL DO POVO DA RUA

Texto alternativo

A Associação Serviço Voluntária ao Irmão de Rua, ligada à Pastoral do Povo da Rua, está arrecadando doações para a compra de itens de alimentação e higiene destinados às pessoas em situação de rua, aos migrantes e aos catadores acompanhados pelos projetos mantidos pela Arquidiocese de Fortaleza. "Convidamos toda a comunidade para uma corrente de solidariedade em prol das nossas irmãs e nossos irmãos. A crise que vivemos hoje atinge de forma mais dura nossas irmãs e nossos irmãos mais vulneráveis", diz a associação. "Doar é viver com alegria!".

Para as doações: BANCO DO BRASIL AGÊNCIA: 2793-6 CONTA CORRENTE: 120.465-3 CNPJ: 10.945.649/0001-39


CONSELHOS POPULARES

Texto alternativo

O movimento dos Conselhos Populares (MCP) e o grupo de Mulheres da Rede Jubileu Sul, em Fortaleza, iniciou uma ação de solidariedade para as comunidades onde atuam, como: Gereba-Jangurussu-Palmeiras, Raízes da Praia Vincente Pinzon, Planalto Pici, entre outras. A ideia é arrecadar mantimentos, material higiênico e de limpeza, e doações em dinheiro para a compra de remédios e outas emergências. "A situação exige de nós atenção, solidariedade, amor e coragem", afirmam as entidades.

Contatos: Igor Moreira (85) 98569.5663 Magnólia Said (85) 99663.8610 Chicão Oliveira (85) 98416.0118 Francisco Vladimir (85) 99703.6769


VOLUNTARIADO

Texto alternativo

O Conselho Estadual de Saúde (CESAU), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (SESA), está promovendo a campanha "Voluntário: Quero ajudar". A ideia é chamar cidadãos e cidadãs cearenses que desejem participar do Cadastro de Reserva de Voluntários, no enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19). "O mundo está passando por momento crítico com a pandemia do Coronavírus (COVID-19) é nesse momento que o trabalho voluntário pode fazer a diferença na vida das pessoas", dizem os organizadores da campanha.

Os possíveis voluntários atuarão, em caso de necessidade, nas várias frentes, desde hospitais até o monitoramento em locais públicos. Podem participar todas as pessoas que estejam gozando de boa saúde, não façam parte do grupo de risco, sendo da área da saúde ou não.

Para se cadastrar, é necessário enviar o currículo para o email: cesau@saude.ce.gov.br


COLETIVO ARRUAÇA

O coletivo trabalha com empoderamento e emancipação da população em situação de rua de Fortaleza. Nos últimos dias, o coletivo tem promovido uma série de ações de amparo a essas pessoas, com distribuição de água, comida e material de higiene. Na última segunda-feira (23), foram distribuídos 250 kits de alimentação e 100 marmitas em parceria com a Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose (APTU) no Centro de Fortaleza.

"Em meio à pandemia que cresce assustadoramente no Ceará, publicizamos nossas ações com o objetivo de chamar atenção da sociedade e do poder público sobre a parcela mais vulnerável da população, em que neste período de quarentena permanecem sem acesso a diversas políticas públicas que garantam proteção, privacidade e isolamento na prevenção da propagação e transmissão do vírus", eles afirmam em seu perfil no Instagram.

Para ajudar, acesse o perfil do coletivo em @arruacacoletivo


SUPERA FORTALEZA

O Movimento Supera Fortaleza é resultado de uma parceria feita por empresas privadas, prefeitura de Fortaleza e organizações não governamentais, entre elas a Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (EDISCA). A ideia é arrecadar alimentos e itens de limpeza para auxiliar pessoas que estão impossibilitadas de trabalhar e prestar serviços durante esse período. Os recursos financeiros doados serão utilizados na aquisição de cestas básicas. Toda a distribuição das doações arrecadadas será feita pela Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza.

Para doações de alimentos e itens de limpeza: Rua Almirante Barroso 521/531 ou na Câmara Municipal de Fortaleza. Para mais informações e solicitação para buscar sua doação, basta ligar para: 156.