O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou, na manhã desta quinta-feira (19), da primeira reunião virtual de parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará. Com os trabalhos presenciais suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus, a reunião foi um teste para a sessão ordinária que acontecerá nesta sexta-feira, dia 20. Pela primeira vez na história da Assembleia, uma sessão acontecerá de forma remota.
Durante a reunião, Renato defendeu a instituição, de forma urgente, de uma agenda de trabalho de proteção social às populações que mais sofrerão com os efeitos da pandemia. "O colégio de líderes partidários pode apresentar uma série de medidas nesse sentido. Temos de propor iniciativas concretas para os trabalhadores informais, trabalhadores da economia da cultura, por pessoas que não são cobertas pelo auxílio-doença do INSS etc. Pensar numa agenda de segurança alimentar e nutricional para os estudantes de escolas públicas. E também propor uma agenda muito cuidadosa para os acolhidos institucionais como idosos, crianças, pessoas privadas de liberdade", afirmou.
Renato lembrou que a populança de rua já passou de quatro mil pessoas só em Fortaleza. "Sei que estamos agora olhando para a saúde pública e isso está corretíssimo. Os trabalhadores de saúde merecem todas as medidas de proteção e fortalecimento, mas eu também gostaria de pautar, no colégio de líderes, um conjunto de medidas de proteção social para essas outras parcelas da população", completou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), anunciou a realização de sessão deliberativa nesta sexta-feira (20/03), às 9h30, para votação de matérias nas áreas da saúde e segurança pública. Durante a transmissão, que testou a realização remota da sessão plenária e que contou com as presenças ao vivo de 27 deputados, ele informou que entrarão na pauta de votação matérias aptas, incluindo as mensagens que tratam da reestruturação salarial de policiais e bombeiros militares e da ascensão funcional dos servidores de saúde.
Vai ser possível acompanhar a sessão pela TV Assembleia (canal aberto 31 UHF e 61.3 sinal digital) e pelo site www.al.ce.gov.br a partir das 9h30. (Texto: Felipe Araújo - com informações da ASCOM-AL / Foto: Junior Pio - ASCOM-AL)