"Água: direito humano ou mercadoria?". Esse foi o tema da palestra que o professor Álvaro Sánchez Bravo, da Faculdade de Direito da Universidade de Sevilha (Espanha), proferiu em Fortaleza na última terça-feira (27), no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará. O evento foi uma realização do mandato "É Tempo de Resistência", do deputado estadual Renato Roseno (PSOL); em parceria com o mandato do deputado estadual Nestor Bezerra (PSOL) e com o setorial ecossocialista Zé Maria do Tomé, do PSOL cearense.
Presidente da Associação Andaluza de Direito, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Álvaro também é membro da Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação, organismo da União Europeia voltado a pesquisas de ponta em diversas áreas do conhecimento; e coordenador de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).
Em suas palestras, Alvaro costuma rechaçar a afirmação segundo a qual o progresso econômico exige sacrifícios. Para o professor, é alarmante a situação do patrimônio natural de inúmeras populações e comunidades tradicionais ao redor do planeta, que vêm sendo sacrificadas em nome do interesse privado. Segundo Alvaro, o caminho da sustentabilidade passa pela construção e pelo respeito a uma ética ambiental universal baseada em políticas públicas que buscam não apenas a preservação ambiental, mas também a dignidade da vida humana.
Confira o vídeo da palestra em http://bit.ly/2oWutSe