A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na última terça-feira (19/11), no Plenário 13 de maio, sessão solene em alusão aos 90 anos da Casa do Estudante do Ceará (CEC). O momento atendeu a requerimento do deputado Renato Roseno (Psol) e subscrição dos deputados Danniel Oliveira (MDB), De Assis Diniz (PT) e Jô Farias (PT).
Fundada em 1934, a Casa do Estudante do Ceará exerce a missão de acolher, oferecer moradia e garantir melhores condições de estudos a estudantes secundaristas e pré-universitários oriundos do interior do Estado.
Renato Roseno ressaltou que a CEC não é apenas uma entidade estudantil, mas também uma instituição que “faz parte da memória coletiva”. O local, de acordo com o parlamentar, é lar “das histórias das lutas estudantis do Ceará”, além de ser um equipamento assistencial, que contribuiu na formação de novos políticos. Segundo o parlamentar, moradores da Casa “tornaram-se senadores, parlamentares, ministros”.
O deputado salientou, também, a importância da educação política e da participação social para os dias atuais, principalmente diante dos ataques à democracia vistos recentemente.
“As informações de hoje nos dão conta de como nós precisamos sempre e mais de participação social, de educação política, para tentar diminuir a desigualdade social e econômica, para ampliar direitos, mas sobretudo realizar a distribuição da riqueza dos saberes de poder, que se chama democracia”, afirmou.
Atual presidente da Casa do Estudante, Thais Berdine ressaltou que a instituição “possibilita o aprimoramento humano, intelectual e profissional dos moradores”, principalmente por serem eles mesmos que administram, fiscalizam e organizam todo o lugar.
Representando o governador Elmano de Freitas (PT), a secretária da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro, reconheceu e valorizou a luta de cada morador da Casa do Estudante e as oportunidades oferecidas pelo local. Para ela, a resistência de cada jovem ali presente serve como uma “luz capaz de guiar muitas outras e muitos outros”.
“A Casa do Estudante, com certeza, é um símbolo de toda essa resistência, esperança, alegria e beleza da juventude na conquista dos seus sonhos, apesar dos desafios que ela precisa enfrentar", completou Adelita Monteiro.
Foram homenageados com certificados durante a sessão solene os deputados federais Eunício Oliveira (MDB), José Nobre Guimarães (PT) e Luizianne Lins (PT); o empresário Gaudêncio Lucena; o ex-vereador e vice-presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), Juarez Fernandes Leitão; e a procuradora de Justiça Dra. Maria do Socorro Brito Guimarães.
Também receberam homenagens o ex-morador e diretor-presidente da CEC, Moizéis Lima; o ex-morador e diretor-tesoureiro da Gestão 2016 da CEC, Heuller Pinho; a doutora em História, Afonsina Maria Augusto; a diretora-presidente da Gestão 2023, coordenadora de Relações Externas da Gestão 2024 e moradora da CEC, Vitorya Costa de Almeida; a ex-moradora e assessora Jurídica da CEC, Dra. Lucimeire Marinho Gomes; a secretária-executiva da CEC, Amélia Carla de Sousa; o diretor-tesoureiro da Gestão 2023 e morador da CEC, Alexandre Fernandes do Nascimento; o representante da União Estudantil de Fortaleza (Unefort), Gabriel Nepomuceno; e o ex-morador e presidente do Conselho Deliberativo da CEC, Felipe Leite Ribeiro.
A diretora-presidente da Gestão 2023 e moradora da Casa do Estudante, Vitorya Costa de Almeida, falou em nome dos homenageados. A jovem destacou que a trajetória da instituição é “marcada por desafios, conquistas e pelo compromisso da formação de jovens sonhadores e aguerridos”.
“Foi um lar, um ponto de partida para milhares de estudantes. Aqui (CEC) se construíram laços, amizades, conhecimentos e sonhos. Esse espaço que nos une é um espaço de resistência. A CEC, acima de tudo, é um lugar onde sonhos se tornam realidade”, afirmou Vitorya.
Alexandre Fernandes, diretor-tesoureiro de 2023 e morador da CEC, também falou pelos homenageados. Além de caracterizar o lugar como “um marco de resistência”, ele reafirmou que a sessão solene além de celebrar o passado, renova o “compromisso com o futuro”.
A mesa da sessão solene foi ainda composta pelo secretário do Esporte do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro, e pela secretária-executiva da Gestão de Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Ciza Viana. (Texto: Guilherme de Andrade - Agência Alece / Foto: Marcos Moura - Alece)
[+] Confira aqui a íntegra da sessão solene em homenagem à Casa do Estudante.