Um seminário para traçar o diagnóstico das demandas de direitos humanos no Ceará será realizado no dia 4 de março, a partir das 14h30min, na Assembleia Legislativa do Estado. A proposta foi apresentada pelo deputado Renato Roseno na primeira reunião da nova Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e incorporada e apoiada por todos os membros do colegiado.
A iniciativa é uma sinalização importante para a aproximação com os movimentos sociais organizados, pois o convite à participação no seminário será feito às 50 instituições que subscreveram uma carta pública à Mesa Diretora da Assembleia propondo uma plataforma para a atuação da Comissão de Direitos Humanos, além de outros segmentos.
"Em vez de oferecer uma pauta, a Comissão vai receber a pauta dos movimentos sociais como um exercício da democracia", argumentou Renato Roseno. Ao qualificar a proposta como "excelente ideia", o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Zé Ailton Brasil (PP), reafirmou o compromisso de democratizar o colegiado, a partir do convite para que as instituições participem do seminário. O vice-líder do governo, Júlio César Filho (PTN), avaliou que a sugestão apresentada pelo deputado Renato Roseno "engrandece e fortalece a Comissão".
A primeira reunião da Comissão de Direitos Humanos foi realizada nesta quinta-feira (12), quando os integrantes também deliberaram pela realização de uma reunião extraordinária, no dia 27 de fevereiro, a partir das 14h, para receber a ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. A proposta foi apresentada pelo vice-presidente da Comissão, deputado Moisés Braz (PT).
As reuniões ordinárias da Comissão de Direitos Humanos serão realizadas sempre às quartas-feiras, às 14h30min, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado - Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres.