O deputado ressaltou, no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (04/10), a vitória dos candidatos do Psol nas eleições municipais.
De acordo com o parlamentar, o partido teve votações expressivas, elegendo 53 vereadores e dois prefeitos em todo o País no primeiro turno. Outros três candidatos ainda estão na disputa para o segundo turno no Rio de Janeiro (RJ), Belém(PA) e Sorocaba (RJ) . No Ceará, o Psol lançou candidaturas em 23 cidades.
Para Renato Roseno, o partido teve uma vitória forte em meio a uma onda “conservadora e reacionária” na política. O deputado lembrou também de candidatos que tiveram grandes votações, mas não conseguiram vaga por conta do sistema de proporcionalidade. “O bancário e guerreiro Ailton Lopes, candidato a vereador de Fortaleza, foi o quinto mais bem votado e não conseguiu a vaga na Câmara. É injusto. Precisamos de uma reforma política urgente”, afirmou.
O parlamentar citou também o candidato a prefeito da Capital João Alfredo que só teve direito a 66 inserções de propagandas, enquanto os candidatos de grandes coligações conseguiram até duas mil inserções. “Os demais candidatos apareciam mais em um dia do que o João Alfredo em 30 dias. Para completar, os debates na TV ignoraram o candidato, na tentativa de deixá-lo invisível”, criticou.
Leia mais: http://al.ce.gov.br/index.php/oradores-expedientes/item/57281-04-10-2016-gm01