Vida além do trabalho: fim da jornada 6x1 é defesa da dignidade humana

13/11/24 15:00

Na última quarta-feira (13), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada federal Erika Hilton em conjunto com toda a bancada do PSOL em parceria com Rick Azevedo, vereador eleito do partido no Rio de Janeiro e criador do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), conquistou as 171 assinaturas necessárias para passar a tramitar na Câmara dos Deputados. A PEC propõe o fim da escala 6×1 de trabalho no Brasil.

Por ser deputado estadual, Renato Roseno não pode votar na matéria, mas tem manifestado apoio incondicional à proposição. "A luta pelo fim da escala de trabalho 6 x 1 vem ganhando muita força no Brasil. A cada dia, a PEC de autoria da nossa companheira de partido deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) repercute mais nas redes sociais, na imprensa e entre diversos setores da sociedade. Nosso mandato está nessa luta", destaca Renato.

Para o parlamentar, é preciso não apenas consagrar modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores – no lugar de escalas desumanas de exploração; mas também garantir qualidade de vida, saúde mental, lazer e convívio familiar. "O trabalhador e a trabalhadora brasileiros não podem viver apenas para trabalhar, precisam poder trabalhar para viver. E isso passa pela definição de uma escala e de uma jornada de trabalho mais dignas. Esse é um debate sobre dignidade humana", afirma. (Texto: Felipe Araújo, com informações do portal PSOL / Foto: Divulgação)

[+] Confira trecho de entrevista de Renato sobre o assunto

Áreas de atuação: Trabalho