Durante a madrugada desta terça-feira (10), recebemos a denúncia de um ataque a uma ocupação na região do Pirambu, em Fortaleza. Os relatos indicam que homens armados invadiram quatro comunidades, agredindo idosos e ateando fogo para forçar a saída dos moradores. A ação criminosa resultou, ainda, na morte de uma mulher, de apenas 28 anos, que morava no entorno.
Tão logo nos chegou a notícia, o deputado Renato Roseno entrou em contato com o gabinete do governador, enquanto a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (CDHC/Alece), presidida pelo nosso mandato, e o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) foram ao local e passaram a monitorar a situação.
Diante de um caso tão grave, reiteramos o pedido de uma investigação rigorosa e imediata, além de proteção às famílias ameaçadas. As informações, até agora, são de que três pessoas foram presas.
A ocupação, agora em luto, clama por respostas e justiça. Contudo, seguimos atentos aos desdobramentos deste ataque covarde, que reflete o desprezo pelos direitos das populações mais vulneráveis. É importante reforçar: não toleramos violência!
Por fim, precisamos lembrar que, segundo os dados da Defensoria Pública, em Fortaleza há um déficit habitacional de cerca de 130 mil moradias. É fundamental garantir moradia digna a todas as pessoas e reduzir as desigualdades!