Nota - Solidariedade‬ - Mais um ato bárbaro

15/07/16 14:25

Nota - Solidariedade‬ - Mais um ato bárbaro. Morreu o sargento da reserva da Polícia Militar (PM), Francisco Moésio Pinheiro Barbosa, no Instituto Doutor José Frota (IJF). Ele foi baleado na manhã desta sexta-feira, 15, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Foi o segundo ataque contra policiais militares, nesta sexta, na Grande Fortaleza. No Antônio Bezerra, na Capital, dois PMs foram atingidos por homens que chegaram em um carro.

Um cenário de crise no sistema penal - fugas, rebeliões, denúncias de violações que geram mais violência, ataques à prédios públicos, fatos que não podem ser tratados como isolados, mas como expressão de uma crise sistêmica. Isso gera pânico, alta letalidade geral e policial. Exige atenção e ação, uma resposta que deve ser dada dentro do Estado de Direito e obrigada o Governo a tomar iniciativas estratégicas.

Esses ataques nos chegam com profundo pesar, tristeza e indignação. Estes são os sentimentos que percorrem hoje todo o Ceará, que atravessa sérias crises na área de segurança pública. Queremos nos dirigir aos familiares para prestar nossa irrestrita solidariedade neste momento de dor.

O Ceará tornou-se um estado de grande letalidade geral e também letalidade policial, o que mobiliza a todos para mudanças na estratégia e no paradigma de segurança.

Em defesa da vida, pela investigação dos homicídios e ataques. Exigimos a responsabilização dos culpados, instamos o apoio estatal às famílias das vítimas para as quais reiteramos nossa irrestrita solidariedade.

Áreas de atuação: Segurança pública