Há uma estimativa de que cerca de 3 mil professores/as temporários/as tenham sido demitidos/as. A decisão, segundo a categoria, reduz e inviabiliza o funcionamento de aparelhos pedagógicos (como laboratórios de informática e ciências) dentro das escolas.
Confira pronunciamento do Deputado Renato Roseno (PSOL) sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=zQOS97O5N7c
“A educação não se dá apenas no ambiente regular da sala de aula, se dá também em ambientes de aprendizagem. A portaria aponta para a possibilidade de extinção de 3 mil funções escolares. Mais uma vez reiteramos nosso compromisso, apoio e solidariedade com a educação pública, gratuita e de qualidade”, afirma o Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL) em pronunciamento ontem, dia 3 de fevereiro.
A portaria atinge diretamente os projetos pedagógicos das escolas, acabando com a função de Professor/a Coordenador/a de Área, importante figura de apoio à gestão e à articulação das áreas de conhecimento, colaborando também com a formação continuada de docentes.
A portaria também ataca, com redução de carga horária, o projeto Diretor/a de Turma, importante elo entre escola e comunidade, em especial, na diminuição do abandono e evasão escolar. Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA’S) estão comprometidos com redução no número de docentes e precarização do serviço de Assessoramento Pedagógico (SASP).
"Escolas de luta, se não revogar a gente ocupa". Trabalhadores(as) seguem em luta! Nosso apoio!
#assessoria