Rumo ao V Congresso Estadual do PSOL, militantes partidários se reúnem para a quinta e última plenária pré-congressual de Fortaleza, nesse sábado (19), a partir das 16 horas, na sede do partido (Av. Imperador, 1397 - Centro). As plenárias pré-congressuais elegem os delegados para o congresso estadual, que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro, também na capital.
Considerando a importância do momento para o partido, o deputado estadual Renato Roseno convida, em vídeo, os filiados para se engajarem na realização das plenárias. "As nossas políticas, as nossas práticas, os nossos ideais são debatidos e construídos coletivamente. Nós queremos o PSOL como uma ferramenta de construção coletiva, democrática, desde baixo; uma ferramenta anticapitalista, socialista, feminista, antirracista, anti-homofóbica, ecossocialista. Portanto, uma ferramenta da esquerda renovada, que não esquece de onde veio, não esquece a sua tradição, os seus princípios; aprende com os erros cometidos pela história; e, sobretudo, se prepara para os embates do presente e do futuro".
Para participar das plenárias, é necessário ter-se filiado ao PSOL até abril de 2015, apresentar documento de identificação oficial com fotografia e contribuir com duas taxas no valor de R$ 15,00 referentes aos congressos nacional e estadual, totalizando um valor de R$ 30,00 que será revertido para o custeio dos congressos. Além de Fortaleza, haverá plenárias pré-congressuais nos dias 19 e 20 de setembro em Amontada, Baturité/Acarape, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Horizonte, Ipu, Jaguaribara, Jijoca, Morada Nova/Ibicuitinga, Limoeiro do Norte/Russas/Tabuleiro do Norte, Pacajus, Paracuru e Tauá.
Ao se dirigir aos filiados do partido, o deputado Renato Roseno destaca a peculiaridade do contexto social, econômico e político pelo qual o Brasil passa e a responsabilidade do PSOL frente a esse cenário de crise. "O PSOL hoje é imprescindível, não que ele seja um monopólio das lutas; ao contrário, nós nos colocamos lado a lado com vários movimentos, em especial agora, num momento de ajuste, em que os trabalhadores são, mais uma vez, apenados com cortes orçamentários. Por isso mesmo é que o nosso partido não pode repetir erros da esquerda velha, da esquerda do passado. Nós queremos um partido vivo, um partido que seja radical no seu programa, na sua ética, na sua política e que seja de massas, que seja, sobretudo, uma ferramenta reconhecida pelas maiorias sociais", continua o deputado Renato Roseno.
Ao mesmo tempo em que convida os filiados do partido para engajamento nas plenárias que antecedem o V Congresso Estadual do PSOL, o parlamentar presta uma homenagem aos militantes que vêm construindo a legenda ao longo de mais de uma década. "Este ano completam-se dez anos da legalização do PSOL, mas a fundação do PSOL é muito anterior, começou quando muitos militantes foram às ruas, de forma abnegada e dedicada, recolher as assinaturas pra construir esse partido. Venha construir o PSOL no cotidiano e, sobretudo, venha participar das nossas plenárias pré-congressuais", finaliza.
Para ver as datas, locais e horários das últimas plenárias que antecedem o V Congresso Estadual do PSOL, clique aqui: https://www.facebook.com/RenatoRoseno50/photos/a.220060258006001.67148.189605361051491/1081290071883011/?type=1&theater