Prêmio Frei Tito 2024 celebra memória e luta de Zé Maria do Tomé

05/12/24 12:00

O ambientalista e líder camponês Zé Maria do Tomé (in memoriam) e o Movimento 21 de Abril - M21 serão os grandes homenageados com o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos, de 2024. A honraria é entregue anualmente pela Assembleia Legislativa a entidades e pessoas que se destacam na defesa dos direitos humanos no Ceará. A sessão solene de entrega do prêmio acontece na próxima segunda-feira, ás 17h, no plenário 13 de maio.

Assassinado em abril de 2010, em Limoeiro do Norte, por conta de sua luta contra os agrotóxicos na Chapada do Apodi, Zé Maria tornou-se um símbolo da luta em defesa da agroecologia no Ceará. Após sua morte, diversas entidades se uniram e criaram o Movimento 21 de Abril - M21, que vem realizando o importantíssimo trabalho de dar continuidade a esta luta.

"Seu legado e sua memória permanecem através dos homens e mulheres que lutam pela terra e pela água; através do trabalho feito no acampamento que leva seu nome em Limoeiro do Norte; na esperança de todos e todas nós por um estado com menos veneno no campo e mais justiça social", defende o deputado Renato Roseno (PSOL), autor do requerimento de realização da sessão.

O Prêmio Frei Tito foi instituído pela Assembleia em 2021 e já homenageou sujeitos e entidades defensores de direitos humanos como Maria da Penha, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente e Wanda Sidou (in memoriam). Em sua última edição, em 2023, o Movimento das Mães e Familiares do Curió foi agraciado com a iniciativa. Na cerimônia deste ano, a família de Zé Maria do Tomé e o Movimento 21 de Abril irão receber o prêmio por sua atuação na defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. (Texto: Felipe Araújo / Foto: Galba Nogueira)

"Companheiro Zé Maria aqui estamos nós, falando por você já que calaram sua voz"!

Áreas de atuação: Direitos Humanos