Prêmio Frei Tito faz homenagem "in memoriam" a Irmã Inês

08/12/20 16:46

"Nosso interesse é globalizar a caridade, para que ela e o amor permaneçam em todos". Carinhosamente chamada de "mãe dos pobres", Irmã Inês de Barros Lima escolheu como missão de vida a defesa e os cuidados com a população em situação de rua. Em reconhecimento ao seu trabalho assistencial e seu legado humanitário, na próxima quinta-feira, 10, a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, faz uma homenagem "in memoriam" à religiosa com a entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos. O evento será realizado às 17h, na Praça do Ferreira.

Falecida no último mês de novembro, Irmã Inês foi uma referência na defesa dos direitos da população em situação de rua de Fortaleza, tendo realizado diversos tipos de trabalhos assistenciais. "Com a entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos, a Assembleia reconhece que sua atuação nos deixou um grande exemplo de solidariedade humana e amor ao próximo", destaca o presidente da CDHC, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), autor do requerimento de premiação, que foi subscrito pelos deputados Júlio César (Cidadania), Walter Cavalcante (PDT) e Augusta Brito (PCdoB).

Nascida em Quebrangulo, Alagoas, em 1946, Irmã Inês iniciou sua trajetória missionária aos 15 anos, no Rio de Janeiro. Aos 17, mudou-se para Fortaleza onde iniciou suas atividades no Colégio da Imaculada Conceição e permaneceu por outros 17 anos.

Entre sua trajetória de serviços de caridade prestados aos fortalezenses, está a coordenação, a partir de 2002, dos trabalhos no Refeitório São Vicente de Paulo, no Benfica. O local atende cerca de 100 pessoas desabrigadas diariamente e faz parte do Projeto Globalização da Caridade, onde a pessoa em situação de rua tem acesso à higienização, almoço, formação profissional, incentivo para retorno à família, assistência espiritual, alfabetização e assistência médica com os voluntários da Sociedade Médica São Lucas.

Em 2009, Irmã Inês fundou o Projeto “Novos Céus, Nova Terra”, que atua como expansão do Refeitório São Vicente. O projeto acolhe 20 jovens dependentes químicos durante o período de 8 meses, desenvolvendo estratégias que vão do acolhimento ao atendimento médico psiquiátrico e psicológico, para posterior reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.

Durante a solenidade de entrega do Prêmio, Irmã Inês será representada pela Irmã Vilanneide Ferreira de Souza, da Função Provincial das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Foram convidados para o evento representantes da Secretaria de Proteção Social, Mulheres e Direitos Humanos; Secretaria de Cultura; Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza; Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará; Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Ceará; OAB-CE; Ministério Público do Ceará; Comitês Municipal e Estadual de Políticas Públicas da População em situação de Rua; Casa do Povo; Defensoria Pública; e Movimento Popular de Rua.

Prêmio Frei Tito de Alencar

Criado em 2001 pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por iniciativa do então Deputado João Alfredo, o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades dedicadas à luta pela defesa dos direitos humanos e da cidadania.

De acordo com a Resolução nº 462, de 22 de novembro de 2001, a entrega é realizada em sessão solene, por ocasião da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro.

Em 2020, a solenidade de entrega será realizada na Praça do Ferreira, para contemplar a participação de todas e todos que viveram e lutaram ao lado de Irmã Inês.

Quem foi Frei Tito de Alencar Lima?

O frade católico cearense, nascido no dia 14 de setembro de 1945, foi um ícone na luta em defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar. Perseguido, preso e torturado, teve de se exilar do país para seguir denunciando as atrocidades cometidas pelo regime totalitário em curso no Brasil. Até hoje, a memória de Frei Tito segue como fonte de inspiração para a resistência por justiça e liberdade em nosso país.

Serviço: Prêmio Frei Tito de Alencar Lima de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa Quando: Quinta-feira, 10 Horário: A partir das 17h Local: Praça do Ferreira

(Texto: Evelyn Barreto/Arte: Mariana Tamas)

Áreas de atuação: Direitos Humanos