O Psol fez história em Fortaleza, no último domingo (06). O nosso partido teve sua maior votação para vereadores na cidade desde sua primeira disputa municipal, em 2008. A nossa chapa conquistou 56.933 votos, renovando os fundamentais mandatos da companheira Adriana Gerônimo e do companheiro Gabriel Biologia — este último sendo o segundo mais votado da capital.
Ao conseguir 30.682 votos, Gabriel também se tornou o recordista em votos do Psol em eleições municipais, superando a expressiva votação do camarada João Alfredo, em 2012, que foi escolhido por 20.222 fortalezenses. O número representou 2,22% dos votos válidos de Fortaleza.
Na eleição anterior, em 2020, Gabriel recebeu 9.888 votos, ou seja, mais que triplicou o número de votos. Sua campanha teve muito destaque ao não utilizar papel para não gerar um grande volume de resíduos, na contramão dos candidatos convencionais.
Adriana Gerônimo que, em 2020, foi eleita pela mandata coletiva Nossa Cara, ao lado de Louise Santana e Lila Salu, foi reeleita com 9.091 votos, sendo a mulher mais votada entre as vereadoras de esquerda — a sexta no total.
Cria do Lagamar, Adriana é mãe, bissexual, assistente social, engajada nas pastorais sociais e na luta por moradia digna e direito à cidade. É co-fundadora da FavelAfro, cooperativa de mulheres periféricas da Comunidade do Lagamar e integrante da Frente de Luta por Moradia Digna. Em consonância com sua história, sua campanha apostou em um diálogo com os territórios e suas lideranças comunitárias.
Os 56.933 votos conquistados pela chapa do Psol, representaram 4,12% dos votos válidos de Fortaleza, superando os 50.194 votos de 2020. Além de Gabriel e Adriana, a renovação dos dois mandatos só foi possível com a votação expressiva de gente de luta como Ailton Lopes (4.344 votos), Professora Anna Karina (2.792), Maya Eliz (2.702), Nestor Bezerra (1.400) e a Bancada Negra da Educação (800).
Vitória em Senador Pompeu
Além de Fortaleza, o Psol teve uma histórica vitória: elegemos o primeiro vereador do partido na cidade de Senador Pompeu. A conquista veio através do companheiro João Pedro Moreira, jovem advogado, que alcançou 699 votos, sendo o sexto mais votado daquele município.
O partido ainda teve campanhas destacadas, que muito nos orgulham, como da Professora Zuleide, em Crato, que teve 1.569 votos, sendo a mulher mais votada do município — a décima no total. Apesar da expressiva votação, ela não foi eleita por não ter atingido o quociente eleitoral. Ainda tivemos bons resultados em Limoeiro do Norte, com Ana Vitória (546 votos); em Juazeiro do Norte, com Edson Xavier (703) e Ítalo Freitas (534); e em Caucaia com Áurea Anacé (692 votos).