O deputado estadual Renato Roseno (Psol) ingressou, no último dia 19 de junho, com o projeto de resolução 06/2024, que institui o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema Cearense. A ideia é premiar curtas, médias e longas-metragens cearenses, seja em formato de película, vídeo ou digital. A proposta nasceu em parceria com a organização do Cine Ceará, visando fortalecer o evento.
A iniciativa propõe que os filmes sejam exibidos previamente em mostra própria, realizada pela Casa legislativa, sendo que a entrega poderá ocorrer em eventos culturais do Ceará, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, como o próprio Cine Ceará.
“O nosso intuito é que a Assembleia Legislativa ofereça maior visibilidade e apoio ao cinema cearense, linguagem artística geradora de relevantes bens culturais da nossa sociedade. O cinema e os filmes podem ser compreendidos como patrimônio audiovisual ou patrimônio cinematográfico, enquanto subcategoria específica do patrimônio cultural”, enxerga o parlamentar autor do projeto.
A ideia de criar o projeto de resolução partiu do cineasta Wolney Oliveira, organizador do Cine Ceará, que vem sendo realizado interruptamente há 33 anos. Sua proposta se inspira em experiências semelhantes que já acontecem em outras partes do país, como o Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, que oferecem, a partir das suas casas legislativas, prêmios nos festivais de cinema de Brasília e Gramado, respectivamente.
“É uma iniciativa que, além de reconhecer e incentivar diretamente cineastas cearenses a inscreverem suas obras, demonstra uma preocupação, mais que merecida, com a crescente produção audiovisual local, ao passo que essa produção tem atingido altos níveis de profissionalismo e qualidade técnica e estética equiparados com o que há de mais atual”, enxerga o cineasta.
Caso seja aprovado, o prêmio terá, obrigatoriamente, as seguintes categorias: Melhor Produção Cearense de Ficção de Curta Metragem; Melhor Produção Cearense de Animação de Curta Metragem; Melhor Produção Cearense de Documentário de Curta Metragem; Melhor Produção Cearense de Ficção de Média Metragem; Melhor Produção Cearense de Animação de Média Metragem; Melhor Produção Cearense de Documentário de Média Metragem; Melhor Produção Cearense de Ficção de Longa Metragem; Melhor Produção Cearense de Animação de Longa Metragem; e Melhor Produção Cearense de Documentário de Longa Metragem.
O júri que elegerá os filmes vencedores será composto, no mínimo, por um representante da Comissão de Cultura e Esportes da própria Assembleia Legislativa, do curso de cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC) e outros da sociedade civil, como sindicatos de categorias profissionais e associações atuantes no setor cultural do Ceará. Já a seleção de filmes aptos a concorrer será realizada por uma comissão técnica, mediante inscrição efetuada pelo interessado, comprovadamente designado responsável pela produção do filme.
Homenagem
Além disso, será conferido o Troféu Eusélio Oliveira, destinado a premiar um profissional de trajetória consagrada em produções cearenses de curta, média ou longa metragem, indicado pela comissão técnica do festival. A homenagem leva o nome do cineasta, escritor, pesquisador e professor Eusélio Oliveira, responsável por criar, ao lado de Francis Vale, o “Festival Vídeo Mostra Fortaleza”, em 1991, que se tornaria o consagrado Cine Ceará. Hoje, o evento é comandado por seu filho, Wolney.