A escalada da retórica contrária aos direitos humanos e das ameaças aos seus defensores vem ganhando fôlego no Brasil, patrocinada, sobretudo, pelo discurso autoritário e antidemocrático de Bolsonaro e seus apoiadores. Esse cenário foi pauta da live realizada pelo mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), na noite dessa segunda-feira, 12. O evento contou com a presença das deputadas estaduais Andreia de Jesus (PSOL-MG); Dani Monteiro (PSOL-RJ); e Carol Vergolino, do Coletivo Juntas (PSOL-PE); e da vereadora de Fortaleza Adriana Gerônimo, da Mandata Nossa Cara (PSOL-CE).
As convidadas estão à frente das Comissão de Direitos Humanos dos seus respectivos parlamentos - em Fortaleza, Adriana é vice-presidente da comissão da Câmara Municipal. "As lives que temos realizado vêm na perspectiva de ampliar debates e a dessa, além disso, trouxe a oportunidade de compartilhar experiências dentro das comissões em outros estados e na Câmara Municipal de Fortaleza", destacou Renato, que é também presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará.
Durante o primeiro bloco, Roseno recebeu a deputadas estaduais Dani Monteiro e Carol Vergolino. Entre os pontos abordados, as duas trouxeram à tona os riscos enfrentados por defensores e defensoras dos direitos humanos nos últimos anos. Recentemente, um relatório da ONG Global Witness chamou atenção para as ameaças sofridas por muitos dos homens e mulheres que atuam em questões de território, terra e meio ambiente no Brasil, que consta na lista da entidade como o terceiro país mais letal para ativistas ambientais e de direitos humanos.
"A luta aqui na comissão reúne todas as lutas gerais de acesso à renda, à moradia digna, ao saneamento básico, à terra e ao território. São lutas por direitos básicos, mas que aqui ganham contornos muito complexos em função das políticas de segurança pública. Nós convivemos com um quadro de violações sistemáticas e diretas do direito à vida, com o assassinato de crianças, adolescentes e trabalhadores", destacou Dani Monteiro.
A co-deputada estadual Carol Vergolino, que integra o Coletivo Juntas, composta por Robeyoncé Lima, advogada trans; Jô Lima, ambulante; Joelma Carla, estudante; e Kátia Cunha, professora; destacou o papel das mulheres, especialmente durante a pandemia. "As mulheres estão na centralidade dessa mudança, mulheres diversas, como vemos em nosso coletivo. O objetivo é mostrar diariamente de que a política pode ser feita de outra forma. As mulheres não deixam de ser uma centralidade do sofrimento dessa pandemia, seja na violência doméstica, seja no cuidado com a família", reforçou. Em Recife, 99% dos empregos de carteira assinada que foram perdidos em decorrência da pandemia foram de mulheres.
Ainda no primeiro bloco, os parlamentares sinalizaram a possibilidade de realização de um momento de integração entre os mandatos do PSOL, para discutir experiências exitosas e estratégias de garantias de direitos.
Já no segundo bloco da transmissão, Renato recebeu a deputada estadual Andreia de Jesus e a co-vereadora de Fortaleza, Adriana Gerônimo. O cenário de Minas Gerais, onde Andréia de Jesus exerce seu mandato, é muito marcado pelo projeto de estado mínimo do governador Zema, muito voltado também para a mineração e para o agronegócio. "Minas é um Estado que continua afundado em dívidas, mas que continua priorizando o diálogo com Bolsonaro. A lógica mercantilista pregada pelo governador de Minas tem sido combatida diariamente em nossa Comissão, principalmente na defesa de territórios tradicionais, ocupações, favelas e quilombos", disse.
Adriana Gerônimo, co-vereadora junto com Louise Santana e Lila Salou, é também militante em defesa da moradia, temática de grande impacto especialmente durante a pandemia. "Essse retrato pandêmico releva aquilo que crescemos vendo, comunidades que não têm saneamento básico, assentamentos precários, que estão nessa situação de extrema pobreza, e são as que mais sofrem agora. Passamos um ano disso e essa crise se aprofunda", ressaltou.
Confira nossas lives
As lives temáticas promovidas pelo mandato É Tempo de Resistência acontecem semanalmente às segundas-feiras, às 19h, no Instagram do deputado estadual Renato Roseno (@renatoroseno). Você pode conferir essa e outras lives na plataforma.