O Metrofor deverá incentivar e facilitar a integração entre diferentes meios de locomoção de passageiros, inclusive com o sistema cicloviário. É o que prevê uma emenda apresentada pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e aprovada pela Assembleia Legislativa na última quinta-feira (6). A proposta foi inserida no texto da mensagem 53/2021, do Governo do Estado, que trata da concessão de subsídio tarifário no serviço público do transporte de passageiros explorados pelo Metrofor.
Um dos principais desafios das cidades contemporâneas é a qualidade do transporte público, que abrange tempo de espera e de deslocamento, lotação dos veículos, tarifas e sustentabilidade ambiental. "É importante que os municípios forneçam novas possibilidades de transporte. Por exemplo, o ideal, sob o ponto de vista ambiental, é estimular a prática de caminhadas e a utilização de bicicletas. Nossa ideia, então, é integrar os modais - um passageiro poderia ir de bicicleta para uma estação de metrô e estacioná-la, com segurança, no terminal ou mesmo adentrar o vagão com o transporte", salienta o deputado.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana exige dos municípios com mais de 20 mil habitantes a elaboração do plano de mobilidade urbana, com o objetivo de fazer com que essas cidades cresçam de maneira organizada. Para ganhar eficiência e acessibilidade, uma das opções encontradas é a integração do transporte público, que faz com que os diversos meios de deslocamento se interliguem, seja via ônibus, trens, metrôs ou bicicletas. Nisso, a população ganha mais opções de locomoção e pode escolher a melhor forma de se deslocar.
Fortaleza, por exemplo, é uma cidade em que os deslocamentos por bicicleta cresceram 70% desde 2016. O dado é da Pesquisa Origem-Destino da Prefeitura de Fortaleza 2019, que ouviu mais de 100 mil pessoas. No total, 5,1% de todos os deslocamentos da Cidade são realizados pelo modal. Anteriormente, esse número era de 3%, conforme estimativa feita pelo Plano Fortaleza 2040.
"A emenda proposta e aprovada viabiliza o incentivo à facilitação da integração intermodal dos meios de locomoção dos passageiros. Damos destaque e visibilidade aos trabalhadores e trabalhadoras que utilizam bicicleta para deslocamento. Com o texto, buscamos inserir as cidades cearenses no rol de experiências modernas e exitosas no que diz respeito a qualidade do transporte público", destaca Roseno.
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