O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) apresentou nesta terça-feira, 20, o projeto de indicação 130/2021, que trata da inclusão de mulheres gestantes ou puérperas como grupo prioritário na vacinação para combate ao Covid-19. A iniciativa foi lida durante a sessão plenária e iniciou sua tramitação na Assembleia Legislativa.
Atualmente, o Brasil ocupa o primeiro lugar em mortalidade de pessoas gestantes e puérperas por coronavírus no mundo. Um estudo do International Journal of Gynecology and Obstetrics, intitulado "The Tragedy of COVID-19 in Brazil", aponta para a gravíssima realidade na qual o país se encontra. Por aqui, a mortalidade de pessoas gestantes e puérperas por Covid-19 é, sozinha, equivalente a 77% de todas as mortes do tipo no mundo.
"Apresentamos esse projeto de indicação para inserir pessoas grávidas e puérperas no grupo prioritário por verificar que o grupo está mais vulnerável e suscetível a infecções. Estudos comprovam que o vírus H1N1 pode apresentar letalidade a esse público, logo, para infecção pela Covid-19 o risco é semelhante, senão maior", destaca Roseno.
O projeto surgiu a partir de proposta apresentada pela mandata coletiva Juntas (PSOL), de Pernambuco, composta pela jornalista Carol Vergolino, pela estudante de letras Joelma Carla, pela ambulante Jô Lima, pela professora Kátia Cunha e pela advogada Robeyoncé Lima, a primeira transexual do Norte e Nordeste do país a usar o nome social na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. (Texto: Evelyn Barreto / Foto: Agência Brasil)