Renato é reconduzido à presidência da Comissão de Direitos Humanos

11/03/25 13:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) foi reconduzido novamente à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Será o quarto mandato do parlamentar à frente do colegiado, ao qual se vinculam o Comitê de Prevenção e Combate à Violência e o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar.

A recondução aconteceu durante a sessão desta terça-feira (11), quando a presidência da casa anunciou a composição das comissões técnicas permanentes. As comissões são espaços de debate dos projetos legislativos antes das votações em plenário e também têm função de fiscalização, com poder de convocação de autoridades e realização de audiências públicas. Além da CDHC, Renato também será membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (CMADS) e da Comissão de Proteção Social e Combate à Fome (CPSCF).

Renato assume o novo mandato de presidente da CDHC após um manifesto assinado por 845 defensoras e defensores de direitos humanos pedir sua recondução ao cargo. "Assumimos essa missão com muita gratidão e desejamos dividí-la com os movimentos sociais, entidades da sociedade civil e lutadores e lutadoras da área", afirmou o deputado. "São essas pessoas que legitimam nosso trabalho e nos ajudam nessa importante trincheira de defesa da dignidade humana e do estado democrático de direito".

Segundo Roseno, a atuação da CDHC hoje alcança quase 150 municípios cearenses, tratando de casos relacionados ao desrespeito ao direito à diversidade, políticas sociais, terra, território, moradia, combate à tortura, violência institucional, defesa da liberdade e proteção aos defensores de direitos humanos e direitos socioambientais.

"Estamos ladeados por uma energia social muito importante, muitas vezes afastada do poder econômico e político e, não raro, em antagonismo em relação ao próprio, mas sempre engajada na construção de um mundo mais justo, livre e solidário", explicou. (Texto: Felipe Araújo / Foto: Divulgação-ASCOM ALECE)

[+] Saiba mais sobre as atividades da CDHC.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Política