Os recentes acidentes envolvendo os veículos leves sobre trilhos (VLTs) no Ceará fez o deputado estadual Renato Roseno (Psol) cobrar explicações à Companhia de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Além de prejudicar o transporte de passageiros, os episódios deixaram pessoas feridas.
O parlamentar enviou, nesta quinta-feira (25), um ofício ao diretor-presidente da Metrofor solicitando informações sobre os acidentes envolvendo os VLTs das linhas do Cariri e de Sobral, além de detalhes sobre o andamento dos serviços de Fortaleza, na linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe).
Ontem (24), um VLT que faz a ligação entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato perdeu o controle e bateu em uma barreira de segurança. Com o impacto, quatro passageiros, entre eles uma criança, ficaram feridos e foram socorridos para os hospitais São Camilo e São Raimundo, com dores.
A mureta atingida pelo VLT impediu que o veículo invadisse a Rua Monsenhor Esmeraldo, causando riscos para veículos e pedestres que passavam pelo local. Como noticiado pelos veículos de comunicação, o impacto deixou a parte da frente do veículo danificada e as rodas do primeiro vagão suspensas, apoiada na mureta.
Já na semana passada, um micro-ônibus que transporta universitários bateu em um VLT no cruzamento da Avenida John Sanford com a Rua Francisco Jacinto da Ponte, no bairro Junco, em Sobral, na última sexta-feira (19). O acidente provocou o engavetamento de ao menos outros cinco veículos.
Antes disso, em Fortaleza, circularam imagens de jovens se arriscando em vias férreas para soltar pipa, podendo causar acidentes. Paralelo a isso, o trecho entre as estações Montese e Vila União recebeu serviços de alinhamento e nivelamento, tendo sido bloqueada parte da Via Férrea do VLT Parangaba-Mucuripe.
“Nós queremos compreender os acidentes que têm envolvido os trens em operação e a forma como isso tem afetado a vida dos passageiros e a dinâmica de funcionamento das linhas e quais as causas e responsabilidades desses incidentes”, explicou o parlamentar.