Sessão solene homenageia a Associação dos Voluntários do Hospital São José

24/06/24 17:02

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizará, na próxima sexta-feira (28), a partir das 17 horas, uma sessão solene em homenagem aos 30 anos da Associação dos Voluntários do Hospital São José (AVHSJ). Criada no início da década de 1990, a entidade se tornou referência na orientação, apoio e assistência de pessoas com HIV/Aids e seus familiares no Ceará. O evento acontece, no Auditório Deputado João Frederico, na sede da Unipace, atendendo ao requerimento do deputado estadual Renato Roseno (Psol).

Fundada em 26 de julho de 1993, a AVHSJ surge no auge da epidemia de HIV/Aids no Ceará, tendo o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) como a única unidade de referência para o tratamento no estado. Hoje, ela segue atendendo os pacientes encaminhados de diferentes centros de saúde, além de realizar projetos e ações sociais. “As ações se baseiam nos princípios da solidariedade, da garantia da dignidade plena, da luta pela cidadania e pelo respeito a todos os cidadãos”, justifica Roseno.

Trajetória

A Associação nasceu quando o Hospital São José, em Fortaleza, era a única unidade de saúde no Ceará que prestava atendimento às pessoas acometidas pelo vírus HIV, numa época em que o tratamento era praticamente inexistente. Sensibilizados com a situação daqueles pacientes, a união de forças entre o Serviço Social do Hospital e um Grupo de Voluntários, que já naquela época realizava trabalhos de atenção e acolhimento, fundaram a entidade.

Três anos depois, em 1996, iniciaram os trabalhos do Grupo de Apoio Girassol, formado por voluntários organizados para oferecer apoio emocional aos pacientes internados com HIV/Aids no HSJ. A parceria entre a organização da sociedade civil e o equipamento de saúde se estreitou, ao longo dos anos, tendo como referência a garantia de direitos humanos e a dignidade dos pacientes, que cotidianamente enfrentam violações e opressões.

Inicialmente, o público atendido na entidade era formado exclusivamente por pessoas em tratamento no HSJ, contudo, o aumento dos casos de HIV/Aids no Ceará fez com que novos centros de atendimento fossem criados e a demanda deixou de ser exclusiva de lá. Hoje, a entidade atende pessoas vivendo e convivendo com o vírus que se encontram em condições de vulnerabilidade social e que necessitam de acompanhamento socioeconômico, encaminhados de outros centros de saúde, como Hospital Universitário Walter Cantídio, Centro de Especialidades Médicas José de Alencar, Hospital de Maracanaú, Hospital Geral de Fortaleza.

Projetos

Atualmente, a entidade realiza um trabalho de orientação, apoio e assistência às pessoas afetadas pelo vírus do HIV/Aids e seus familiares, através de projetos que envolvem acolhimento, promoção da adesão ao tratamento, formação através de cursos profissionalizantes, de prevenção e informação através de palestras.

Sua atuação envolve seis projetos: Casa de Retaguarda Clínica (CRC); Grupo de Apoio Girassol; Grupo Girassol Musical; Grupo de Incentivo à Leitura Acervo Solidário; Grupo de Prevenção Vagalume; e Grupo de Promoção da Autoestima Beleza Solidária. Além disso, a Associação integra a Central de Segurança Alimentar e realiza o Bazar Solidário, que auxilia na manutenção das atividades dos projetos. Outro papel que cumpre é a participação no Fórum de ONG/Aids do Ceará. “Um espaço fundamental para pensar as ações e políticas públicas para pessoas que vivem com HIV”, reforça Roseno.

Para se ter uma ideia, somente em 2023, a Casa de Retaguarda Clínica (CRC), um dos projetos da entidade, realizou 2.895 acolhimentos com qualidade e cuidado humanizado, proporcionando a melhoria da autoestima, autonomia e reflexão sobre a importância da adesão ao tratamento para uma melhor qualidade de vida. Além disso, foram 768 atendimentos individuais com Equipe Multiprofissional, formado por profissionais de Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Enfermagem, em parceria com a Residência Multiprofissional em Infectologia da Escola de Saúde Pública (ESP/HSJ).

A Sessão Solene também, além de homenagear a entidade, é uma forma de dar visibilidade ao trabalho, já que a Associação recebe permanentemente doações de alimentos não perecíveis, tais como arroz, farinha, macarrão, leite, feijão e outros diversos mantimentos, assim como itens de higiene pessoal, como escovas de dente, creme dental, sabonete, desodorante, shampoo, condicionador, fio dental, absorvente, entre outros. As entregas podem ser entregues na sede da entidade, localizada à rua Caio Prado, 83, bairro Parangaba, em Fortaleza.

Confira a lista das homenageadas:

Maria de Nazaret Sales; Marta Maria Lelis Gadelha; Eveline Santana Girão; Francisca Oneide Silva Benevides; Maria Mônica de A. Brígido Borba; Débora Myurra Leite Costa; Ana Suely Sampaio Silveira Pequeno; Talita de Lemos Araújo; Glaucineide Gonçalves Landim; Francione Maria Rodrigues Carvalho.

Serviço

Sessão solene em homenagem aos 30 anos da Associação dos Voluntários do Hospital São José (AVHSJ)

Quando? Dia 28 de junho (sexta-feira), a partir das 17h.

Onde? Auditório João Frederico, da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), na Rua Barbosa de Freitas, 2624, Dionísio Torres, Fortaleza.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Saúde