A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta sexta-feira (06), uma sessão solene em alusão ao Dia do Biólogo, comemorado no último dia 3 de setembro. A homenagem foi requerida pelo deputado estadual Renato Roseno (Psol), tendo como coautoras as deputadas Gabriella Aguiar e Larissa Gaspar.
A data se refere aos 45 anos da normatização da profissão de biólogo e a criação do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e de Conselhos Regionais de Biologia (CRBios), que foram efetivadas em 3 de setembro de 1979, a partir da Lei nº 6.684, que foi alterada pela Lei nº 7.017, de 30 de agosto de 1982, e regulamentada pelo Decreto nº 88.438, de 28 de junho de 1983.
A Biologia representa o avanço da ciência e as evoluções no Brasil. Há 86 anos foi criado o primeiro curso, então denominado de “História Natural”. Hoje, os profissionais se inserem em quatro grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção Industrial, Educação.
O surgimento do Conselho Federal de Biologia, órgão do Sistema CFBio/CRBios de caráter normativo e fiscalizador, foi fruto desse desenvolvimento. O órgão tem como objetivo orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de biólogo, bem como contribuir para a formação e o aprimoramento dos profissionais que atuam nas diferentes áreas das Ciências Biológicas.
“O conselho, ao logo dos anos, zelou pelo prestígio e bom conceito do profissional da Biologia e pela melhoria dos serviços prestados por ele à sociedade”, justifica Roseno.
Além do Conselho Federal de Biologia, com sede em Brasília, integram o Sistema dez conselhos regionais, dotados de personalidade jurídica de direito público e de autonomia administrativa e financeira. “A nossa ideia é reconhecer simbolicamente a importância dessa profissão em evento solene, diante de seu relevante papel na produção de conhecimento científico qualificado, sobretudo no atual período em que as questões ambientais apresentam centralidade”, completa Roseno.
Serviço
Sessão solene do Dia do Biólogo
Quando? Dia 6 de setembro (sexta-feira), a partir das 14h.
Onde? Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2624, Dionísio Torres, Fortaleza.