Sessão solene homenageia os 30 anos do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza

08/07/24 15:17

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizará, conjuntamente com a Câmara de Vereadores de Fortaleza, na próxima terça-feira (09), a partir das 17h, uma sessão solene em alusão aos 30 anos do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS). A homenagem atende ao pedido do deputado estadual Renato Roseno (Psol) e da vereança coletiva Nossa Cara, representada pela vereadora Adriana Gerônimo, (PSol). O deputado estadual De Assis Diniz (PT) subscreve a sessão que acontece no Auditório João Frederico, no prédio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

O CDVHS nasceu no dia 26 de março de 1994, constituindo-se juridicamente enquanto associação privada, a partir da mobilização das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Área Pastoral do Grande Bom Jardim. “Sua criação derivou de diversas lutas comunitárias para a superação de graves problemas sociais que afligiam as crianças, adolescentes, homens e mulheres habitantes daquela região”, lembra Roseno.

Com apoio de entidades como a Cáritas Diocesana, o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, dos Missionários Combonianos do Nordeste, da União das Comunidades e da Área Pastoral do Bom Jardim, a organização trouxe como missão a defesa da vida e a promoção dos direitos humanos, fomentando mecanismos de cooperação e solidariedade, o empoderamento das organizações populares, além da formação e a observação crítica da realidade.

Entre seus princípios político-pedagógicos, encontra-se a valorização da memória social da vida e da história de resistência do povo pobre, incentivada ao longo de três décadas de atuação.

“O Centro ainda tem importante contribuição na luta pelo acesso à educação para crianças e adolescentes, pela elaboração de estratégias de desenvolvimento e enfrentamento à pobreza, e, ainda, na articulação comunitária e na educação em direitos humanos para afirmação da democracia e dos sujeitos sociais e políticos da periferia”, reforça o parlamentar que propôs a sessão solene.

O CDVHS teve, historicamente, um relevante papel na disseminação de conhecimento, coletando e produzindo informações para subsidiar políticas públicas estratégias, a partir do monitoramento da atuação do poder público em áreas como segurança pública, moradia e meio ambiente. Dentro deste papel, está a publicação do relatório “Informe de Direitos Humanos”, em dezembro do ano passado.

A publicação, que tem como tema as violações ao direito à moradia digna e ao território em Fortaleza, traz um diagnóstico sobre a precariedade da política habitacional na capital cearense, durante o ano de 2022. O trabalho pode ser baixado no LINK.

“Com efeito, a organização apresenta uma trajetória de compromisso com a efetivação de direitos humanos, refletindo um esforço para o fortalecimento da participação popular e cidadã na formulação e no controle social de políticas públicas, com atuação direta em territórios da periferia de Fortaleza”, finaliza Roseno.

Memória

A entidade carrega em seu nome uma reverência ao sociólogo e ativista mineiro Herbert José de Souza, popularmente conhecido como Betinho, que realizou importantes trabalhos sociais no Brasil. Grande defensor dos direitos humanos, ele teve forte atuação contra a ditadura civil-militar, motivo pelo qual foi exilado em países como Chile, Canadá e México.

Ao retornar em 1979, criou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, de caráter governamental, que tem como finalidade analisar as realidades sociais, econômicas e políticas do país. Em 1993, fundou a Ação da Cidadania, programa de luta pela vida e contra a miséria, combatendo a fome e o desemprego através da democratização da terra.

Serviço

Sessão solene em homenagem aos 30 anos do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS)

Data: 9 de julho (terça-feira), a partir das 17h.

Local: Auditório Deputado João Frederico, que fica na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), anexo II da Alece, localizada na Rua Barbosa de Freitas, 2709, no bairro Dionísio Torres.

Áreas de atuação: Direitos Humanos