A ciência brasileira por um fio: corte de verbas ameaça pesquisa e tecnologia

05/04/19 11:50

Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Renato Roseno repudiou os drásticos cortes de recursos feitos pelo governo Bolsonaro para a área de ciência e tecnologia. O Ministério da Ciência e Tecnologia perdeu 42% de seu orçamento e, a partir de julho, o CNPq deverá encerrar o pagamento das bolsas de pesquisas.

Áreas de atuação: Economia

Ato contra reforma da previdência leva multidão às ruas de Fortaleza

23/03/19 13:53

Pelo menos 20 mil pessoas se concentraram na Praça da Imprensa e seguiram em caminhada até a Praça Portugal numa grande manifestação organizadas por centrais sindicais, movimentos sociais e pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular. A manifestação fez parte da programação do Dia Nacional de Lutas em Defesa da Previdência, que contou com atos em mais de 120 cidades.

Áreas de atuação: Economia

Solidariedade é nossa vocação, afirma Renato durante audiência sobre reforma da previdência

21/03/19 00:29

A audiência foi realizada na Câmara Municipal de Ubajara e foi promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ubajara (Sindisepu), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais da Serra da Ibiapaba (Sintaarsi) e discutiu os impactos da PEC 06/2019 na vida dos trabalhadores

Áreas de atuação: Economia

Previdência: reforma prejudica os mais pobres para atender mercado financeiro

01/03/19 11:50

Em pronunciamento, Renato Roseno criticou a proposta de reforma da previdência do governo Bolsonaro, que atinge duramente as populações mais pobres, em particular as mulheres trabalhadoras - urbanas e rurais -, como forma de atender os interesses do grande mercado financeiro

Áreas de atuação: Economia

Governo Camilo cria companhia para colocar o Ceará à venda

06/12/18 19:36

Com criação da Cearapar, empresa que vai administrar a venda dos ativos imobiliários, mobiliários e da dívida pública do Estado, Camilo institucionaliza a lógica entreguista dos governos mudancistas: entrega do estado ao capital privado às custas da deterioração do serviço público e da qualidade de vida da população. Nosso mandato votou contra a proposta de criação da empresa.

Áreas de atuação: Economia

Reforma da previdência estadual: mais um ataque contra a aposentadoria pública

09/11/18 16:00

Com as novas regras, a previdência pública estadual pagará proventos apenas até o limite do teto do INSS. Quem recebe vencimentos maiores que esse teto terão que recorrer à chamada aposentadoria complementar, que nada mais é que uma forma disfarçada de investimento dependente do mercado financeiro.

Áreas de atuação: Economia

Iguatu e Quixelô: mandato acompanha demandas de populações da região Centro-Sul

07/08/18 19:00

No último domingo (5), Renato Roseno esteve na região Centro-Sul do Estado, participando de rodas de conversa com moradores de distritos de Iguatu e Quixelô. Na pauta, entre outros pontos, a luta contra a poluição causada por empreendimentos de mineração e contra as cobranças abusivas da Enel

Áreas de atuação: Economia

Obras embargadas: vitória da luta popular em São Gonçalo do Amarante

02/07/18 17:36

Desde o ano passado, o mandato É Tempo de Resistência acompanha a luta das comunidades do Lagamar do Cauipe e do Aquífero Dunas contra as obras que estão extraindo água desses mananciais para beneficiar as empresas do Pecém. Na última quinta-feira, as obras foram embargadas pelo Ibama, que também multou a empresa responsável pelas obras.

Áreas de atuação: Economia

Projeto de Renato Roseno quer proibir uso de canudos de plástico no Ceará

26/06/18 17:49

Projeto de lei no. 175/18 proíbe o uso de canudos de plástico em bares, restaurantes e lanchonetes do estado do Ceará. Pela proposta, fica permitido apenas o uso de canudos fabricados com papel biodegradável ou material reciclável. Proposta começou a tramitar hoje na AL.

Áreas de atuação: Economia

Roda de conversa na praça da Gentilândia discute mobilidade urbana

22/06/18 19:05

Para Renato Roseno, todas as falas apontaram para questões que são estratégicas não apenas pelas eleições, mas porque vivemos um momento em que é muito importante debater política, debater novas visões, novas convicções, ampliar a nossa abordagem crítica sobre a vida

Áreas de atuação: Economia