Notícias
Adolescente morto em Fortaleza expõe a extrema gravidade da crise no Sistema Socioeducativo do Ceará
07/11/15 11:57
Nova rebelião, muita destruição e dois adolescentes feridos à bala. Foi o que se viu na tarde dessa sexta-feira, 6 de novembro, em duas unidades do Sistema Socioeducativo do Ceará. Um dos adolescentes não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia. "Ou o governador toma as providências ou a situação vai piorar", aponta Renato Roseno.
Áreas de atuação: Segurança pública
Ceará: organizações e parlamentares denunciam situação de caos nos centros de internação de adolescentes
06/11/15 14:41
Decretação do estado de emergência no Sistema Socioeducativo do Ceará é uma das reivindicações da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa. "O Estado não tem, hoje, capacidade de gestão do sistema. O Governo perdeu essa capacidade e, por isso, é fundamental reconhecer o estado de emergência", afirma o deputado Renato Roseno.
Áreas de atuação: Segurança pública
Centros para adolescentes são piores que unidades prisionais: situação vexatória para Governo do Ceará
05/11/15 14:13
Deputado Renato Roseno repercute em plenário a visita ao Ceará feita pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Nacional de Direitos Humanos para averiguar o colapso no Sistema Socioeducativo do Estado. Unidades internam adolescentes autores de ato infracional.
Áreas de atuação: Segurança pública
Sistema Socioeducativo: conselhos nacionais visitam o Ceará para averiguar colapso nos centros de adolescentes
03/11/15 13:13
Crise no Sistema Socioeducativo do Ceará faz com que o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) visitem o Estado. Conselhos participam de inspeção nas unidades de internação de adolescentes autores de ato infracional e de audiência pública na Assembleia Legislativa.
Áreas de atuação: Segurança pública
Mandato pressiona por decretação de estado de emergência no Sistema Socioeducativo do Ceará
21/10/15 14:49
No período de 14 a 21 de outubro, foram mais de dez incidentes, entre rebeliões, motins e fugas, em cinco dos sete centros socioeducativos de Fortaleza. Há denúncias de tortura, ação truculenta da Polícia Militar e violação de direitos básicos, como acesso a água e alimentação. Superlotação supera 660% em um dos centros.
Áreas de atuação: Segurança pública
Cadê João Paulo? Mandato participa de ato público em Maracanaú sobre desaparecimento de jovem frentista
19/10/15 17:42
Com uma trajetória em defesa dos direitos humanos e de denúncia da violência policial, Renato Roseno compareceu ao ato organizado por familiares, amigos e vizinhos do frentista de posto de combustíveis, João Paulo Souza Rodrigues. O jovem está desaparecido desde o dia 30 de setembro.
Áreas de atuação: Segurança pública
Programa policial não é jornalístico, é entretenimento grotesco e sensacionalista, afirma pesquisadora
16/10/15 16:09
Professora Inês Vitorino, do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim), questiona que os programas policiais utilizem a dor e o sofrimento das pessoas como negócio. Ela participou de audiência pública sobre programas policiais na abertura da Semana pela Democratização da Comunicação em Fortaleza.
Áreas de atuação: Segurança pública
Dia da Juventude: contra o extermínio e por uma vida livre, plena e cheia de oportunidades
22/09/15 15:00
Em Fortaleza, muitos adolescentes não vão se tornar jovens porque a taxa de assassinatos na população de 12 a 18 anos é a maior do Brasil. A capital do Ceará tem o maior Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) - 9,92 mortes para cada grupo de mil, conforme o levantamento realizado pelo Programa de Redução da Violência Letal, do Governo Federal
Áreas de atuação: Segurança pública
Diálogos em Rede: mandato promove discussão na internet sobre a crise no Sistema Socioeducativo
14/09/15 13:28
As violações de direitos humanos no Sistema Socioeducativo do Ceará envolvem casos de tortura, tratamento cruel e até estupro e assassinato. Nos centros de internação de adolescentes, os problemas se ampliam com a estrutura física insuficiente, a superlotação e a falta d’água, levando a rebeliões, fugas e interdições judiciais.
Áreas de atuação: Segurança pública
Desmilitarização da polícia e da política: uma resposta que virá das ruas. Livro será lançado em Fortaleza
21/08/15 12:39
Com 184 páginas, o livro tem ilustrações de Paloma Franca, prefácio de Jorge Souto Maior e textos organizados pelo educador Givanildo Manoel, ativista de direitos humanos há 32 anos. Militantes, coletivos, movimentos sociais e pesquisadores fazem um debate sobre a desmilitarização da polícia e da política por diversos ângulos.
Áreas de atuação: Segurança pública